domingo, 9 de julho de 2017

Eu, sombras, blefarite e o demodex: alerta de saúde.

Já comentei aqui que não uso (ou usava) sombras porque elas não ficavam no meu olho direito, não importava o primer que usasse. Pois bem. Comecei a pesquisar o problema do meu olho lacrimejante e da dor que sentia toda vez que usava sombra ou delineador (se aplicasse ele muito rente ao cílios).

Sempre atribuí tudo a uma paralisia de Bell que tive a alguns anos, mas descobri que poderia estar sofrendo de blefarite, que é uma inflamação "crônica" da pálpebra.

Curiosamente, por mais que eu falasse dos meus sintomas (olho inchado e lacrimejante pela manhã, muita remela, uma casca de ferida na pálpebra quando ela inflamava) para o oftalmologista, tudo nunca passou de olho seco.
Resultado de imagem para olho seco
Não conformada com o fato do problema só ocorrer em um olho, apelei para o Dr. Google 😂.

Comecei pesquisando a blefarite (blepharitis em inglês) e descobri que uma das causas da mesma é um ácaro chamado Demodex, que vive na raiz dos cílios.

Antes de tudo... EEEEEEEEEEEEEEEECA! 😊 Depois, não há quase registro em sites do Brasil sobre esse bichinho e sua participação na blefarite. Segundo consta, os microscópios normais usados na oftalmologia não permitem enxergar esses bichinhos.

Existem 2 formas que habitam naturalmente a raiz dos pêlos e cabelos humanos, e que se tornam infestações em razão de depressão do sistema imune ou uso de medicamentos. Não é por falta de higiene. A Paralisia de Bell aí em cima, que no meu caso, pode ter sido causada por uma virose que teria atacado o sistema nervoso por falta de tratamento do resfriado = sistema imune que não funciona.

Não sou médica, oftamologista e não estou aqui recomendando que não se consulte um médico, já que a blefarite tem outras causas que não esse ácaro. É interessante discutir com o seu oftalmo, até para alertá-lo do demodex. Isso dito, o desespero falou mais alto no meu caso, porque já tinha consultado uns 3 oftalmos diferentes; todos pró-olho seco.

Decidi tentar o tratamento, afinal se não desse certo, o máximo que teria de prejuízo era a grana para comprar o óleo de melaleuca (tea tree).  Comprei nas lojas online Flora Fiora (não recomendo), Mundo dos Óleos (se tiver com pressa) e no iHerb (pelo preço da MO, dá pra comprar o dobro de óleo; mesmo se for taxado, vale a pena).

Esse tratamento é usado por oftalmologistas no exterior e eu fiz minhas modificações porque lá fora o tratamento com 100% de óleo de tea tree só é feito uma única vez por mês (2 aplicações seguidas, com intervalo de 10 min).

Para quem souber inglês, este estudo AQUI fala do demodex e sobre os testes feitos com tea tree e outros agentes para matar o ácaro.

Tratamento:
1. Lavar bem os olhos e a raiz dos cílios com shampoo de bebê (usei o Jonhsons mesmo).
2. Fechar os olhos e, com um cotonete (usar 1 cotonete para cada olho), passar óleo de melaleuca 100% (tea tree) na raíz do cílios pelo lado de fora (palpebra superior inicialmente). Um olho de cada vez, claro. Vai arder terrivelmente, dependendo do quanto sua pálpebra está inflamada e se tem algum ferimento, ainda que minúsculo. Cuidado para não entrar no olho.
3. Esperar 10 min e passar o óleo de novo.
4. Passado o ardor inicial completamente (de modo que você possa ficar de olho aberto), você pode lavar o olho.
5. Nos dias seguintes, lavar os olhos 2x ao dia com o shampoo de bebê e repetir o procedimento 1x (noite), até que você sinta que há uma ardência, mas sem dor (no meu caso, foram 6 dias com esse tratamento)
5.1. Para manutenção, passados 6 dias, fiz uma solução com metade de óleo de tea tree + metade de óleo de ricino e continuo a tratar a pálpebra com essa solução diariamente (noite). Vou tratar por 1 mês só para ter certeza que o bicho não vai voltar.
6. Colocar a roupa de cama de molho em água fervente, esperar secar e passar com o ferro o mais quente possível.
7. Descartar tudo de maquiagem dos olhos que você já usou.
8. Desinfetar pincéis de olho (ou todos) com etanol absoluto ou 99% (você compra em lojas de materiais cirúrgicos, o de farmácia/supermercado não serve), com o óleo de maleleuca ou lavá-los com shampoo de bebê e não usar os pincéis por 4 dias (o Demodex vive por no máximo 58h, ou pouco mais de 2 dias, fora do hospedeiro)
9. Em alguns lugares, recomendasse lavar os travesseiros também ou então usar o secador de cabelo na temperatura mais alta, ou ainda, trocar todos os travesseiros. Troquei os travesseiros.

Obs.: vou comprar sabonete e hidratante a base de melaleuca também. O Demodex também está relacionado com a Rosacea e pode estar relacionado com a queda de cabelo.

Resultado
As microcasquinhas de feridas sumiram porque elas cicatrizaram. A pele esta lisinha. Não lacrimejo em excesso. E o melhor... agora eu posso usar maquiagem nos olhos que não dói nadica de nada! Testei sombras que eu ainda tinha fechadas (com o dedo) e os primers que tenho aqui e funcionou com todos.

Agora estou tratando os cílios inferiores do meu olho direito, mas somente com a solução 50%/50% e somente próximo a parte externa, que é onde estou lacrimejando ainda. 100% é muito forte na parte de baixo dos cílios.

Também foi tratar minhas sobrancelhas e cabelo com esse óleo. Ehehehehehe... Me animei!


5 comentários:

  1. Estava aqui pesquisando novos tratamentos para blefarite crônica e encontrei informações sobre óleo de memaleuca e seu post. Obrigada por compartilhar sua experiência, também vou tentar fazer este tratamento, pois sofro há muito tempo deste problema. Já usei vários tipos de antissépticos próprios para as pálpebras, compressas, massagens, mas o problema é crônico e não consigo usar maquiagem. Espero que também resolva pra mim. Bj

    ResponderExcluir
  2. Olá, andei pesquisando bastante sobre o tema pois tenho um quadro importante de blefarite associado ainda a acne rosácea que acredito estar totalmente relacionada à blefarite causada pelo demodex por tudo o que li de trabalhos científicos a respeito e pelo que conversei com um grande amigo oftalmologista também. Fiquei com uma duvida aqui, qual a razão da mistura com o oleo de rícino?! Desde já muito obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  3. Olá amei esse post.tudo que conclui nos meus pensamentos vc escreveu
    Vou fazer o tratamento, pois estou assim desde novembro de 2019 e hoje é 26/02/2020 e nada melhora é só gastar dinheiro com oftalmologista infelizmente. Mas estou feliz por encontrar seu blog estou confiante bjos e parabéns

    ResponderExcluir
  4. Ops 26/02/2021 😂😂 estou atormentada com essa blefarite

    ResponderExcluir
  5. Olá boa tarde
    Adorei o seu post, também estou com problemas de blefarite já tem um tempo desde setembro de 2023 .
    Já passei com vários oftalmologistas e todos eles disseram a mesma coisa Sempre receitamdo colírios lubrificantes para olho seco pomadas mas infelizmente nada deu certo , sei que isso é crônico mas, chega um ponto em que você não aguenta mais gastar tanto dinheiro em farmácia e pesquisando no doutor Google vi recomendando utilizar óleo de melaleuca .
    comprei hoje e vou fazer o tratamento muito obrigada

    ResponderExcluir