domingo, 20 de abril de 2014

Cosméticos para o cabelo 5 - É preciso investigar

Dos posts anteriores, dá pra em um primeiro momento pensar que as culpadas da desgraça no meu cabelo eram coloração ou ox, principalmente a ox, já que eu estava usando a de 40, que dizem detona muito o cabelo.

Escolhi esse ox pelo seu potencial de clareamento e também porque cada cabelo é uma sentença né. 

No procedimento 8, percebi que o cabelo parecia menos duro, após coloração. Em um momento Sherlock Holmes, pensei que alguma coisa só poderia estar em excesso em meu cabelo, e que este excesso acabou sendo removido pela química da tintura.

De todo jeito, continuei a cuidar do cabelo normalmente e 1 semana depois lá estava o cabelo pesadão, duro, sem vida. Decidi investigar o que poderia estar acontecendo antes de desistir da coloração do cabelo.

Aconselhei a ler não foi? Pois é! Há um bom motivo para isso. Foi lendo que descobri que EXCESSO DE QUERATINA deixa o cabelo exatamente com o aspecto do meu. Corri para olhar os produtos que eu estava usando... fiquei chocada! Quase todos continham queratina em sua formulação: RMC (mas aqui tinha que ter mesmo), CliniHair, Leave in restauração gold black Amend e o pH balancer da K.Pro (usado somente no dia de coloração). O mais grave era o meu amado Leave in, que era usando todos os dias a pelo menos uns 4 anos.

Acredito que no meu cabelo normal, como os danos eram poucos pela química espaçada, a queratina não entrava tanto no fio, mas no cabelo mal tratado pela química, a queratina tem vias de acesso ao interior do fio bem mais facilitadas, o que aumenta a concentração dela no fio, deixando ele duro.

A questão é... O QUE FAZER PARA REVERTER O PROBLEMA? É POSSÍVEL REVERTER O PROBLEMA?

Lá fui eu ler de novo. A tintura funciona, como falei acima, provavelmente removendo o excesso de queratina no fio. Outras formas de resolver o problema: shampoo anti-residuo, umectação ou uso de cremes de nutrição e hidratação SEM QUERATINA na composição.

Falando em umectação, que todo mundo recomenda, pelo menos a feita com azeite de Oliva extra virgem não funciona no meu cabelo, que fica duro e sem brilho. Eheheheheheheheheh. Quem sabe o óleo de côco, que usei até poder comprar shampoo e condicionador (18 anos e meu primeiro emprego), funcione melhor. Usei

Obviamente que fui atrás de cremes de nutrição e reconstrução sem queratina, já que meu creme de hidratação não contém este ativo. Para a reconstrução, Elseve Reparação Total 5 Especial Química, e para a nutrição comprei três máscaras Avora Phytonutry Vive, Bio Extratus Creme de Tutano, Manteiga de Karité e Ceramidas e a Máscara Forma da Acquaflora.
 
No próximo post vou falar de cada produto que uso ou já usei na minha rotina de cuidados capilares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário