sábado, 8 de dezembro de 2012

The Amazing Spider-Man

Assisti a The Amazing Spider-Man. Sinceramente... achei que o filme não fez juz ao Amazing no nome não. Foi quase como se trocassem os atores de Spider Man e remontassem o filme de novo, além das semelhanças óbvias ao primeiro filme da trilogia de Sam Raimi. Tudo muito artificial.

De acordo com os quadrinhos, Gwen Stacy foi o primeiro amor do Peter Parker. Talvez até seja, mas o casal não me empolgou não. No começo do filme, o Peter não tem lá muito aí pra Gwen. Lá pelas tantas, antes mesmo de rolar qualquer coisa, a Gwen convida o cara do nada para a casa dela.O casal não tem a mesma química do Peter e Maryu Jane... aquela que faz você sorrir ao ver os dois juntos.

Quando vi Spider-Man, eu fiquei totalmente amazed... eheheheheeheh! Talvez porque eu trabalhe com biologia molecular, mas achei o máximo a forma como Peter ganha seus poderes ao ser mordido por uma aranha geneticamente modificada. Ora! Todos sabem que o Peter ganha seus poderes por contade uma aranha radioativa. Amazing repete essa mesma formula. Lá se vai Peter ganhar seus poderes por outra aranha geneticamente modificada. Sei lá... pudiam ter mudado a origem da aranha né não! Que tal uma nova espécie descoberta em alguma savannah perdida na África em uma expedição? Ou então uma aranha que sobreviveu no terreno altamente radioativo de Chernobyl?

Se no primeiro filme do Raimi, Peter sabe que Mary Jane estará sempre em perigo se ela ficar com ele, em Amazing o pai da Gwen as portas da morte faz o Peter prometer que não vai ficar com ela. Traduzindo em miúdos: Peter não fica com a garota porque ele sabe que a vida dela estará sempre em perigo. Totalmente indesejável está abordagem, considerando que ela já tinha sido feita. Além disso, caramba... tinham que matar o pai da Gwen! Nada a ver! Ele seria um grande antagonista.

Com relação ao grande discurso do poder e da responsabilidade, não houve, mas o Tio Ben fez seu discurso via mensagem na caixa postal de voz do Peter (boa sacada). O discurso é meio sem sentido para mim porque não havia motivo para aquela discurseira toda falando que o Peter seria um grande homem, que o mundo precisava dele e blá blá blá, como se o Peter tivesse exibido alguma grande capacidade para alguma coisa. O discurso do Tio Ben do Spider Man foi mais interessante porque ele estava preocupado com o comportamento do Peter e quis dar um chamão nele apelando para a responsabilidade porque ele andava se comportando mal. Aliás, nada contra a Sally Field, mas senti uma enorme falta da Rosemary Harris como Tia May. Ela tinha toda a pinta de tia mesmo.

Sabe que entendi porque Sam Raimi não era afeito ao Lizard como vilão. O Lizard do Amazing ficou muito ridículo. Ele me lembrou do demônio invocado pelos universitários em "Reptile Boy" de Buffy - A Caça Vampiros. Aliás, o vilão surgiu após ter seu projeto cancelado! Porra! Não pudiam ter arranjado outra origem para o cara não?! O Norman Osborn do Willen Defoe decidiu testar em si mesmo um super soro para super soldado quando teve seu projeto cancelado. Helllloooo!!!!!!!!!!

E o que diabos fazia o Lizard ouvindo vozes??????????? Hellllooooo! Green Goblin again?!!! O Norman Osborn do Willen Defoe (e o Harry no terceiro filme) também ouvia vozes. Eu heim!! E não vamos nem comentar que as mensagens das vozes eram essencialmente as mesmas.

Aí... eles usaram da "criatividade" para o momento... "you mess with one of us, you mess with all of us". Se todos se lembram, há um momento na parte final de Spider Man onde o teleférico cheio de crianças junto com a Mary Jane estão sendo segurados pelo Peter. No momento em que o Green Goblin vai atacar o Spider, o povo começa a jogar um monte de coisas da ponte e um dos caras grita o "you mess with one of us, you mess with all of us". Pois é, em Amazing há um momento similar, só que um monte de gruas que vão servir de suporte para o Spider Man são providenciadas por um cara que o Spider salva a vida do filho dele quando  o Lizard ataca a primeira vez... numa ponte!!!!

Aliás, esse é um momento original saido de um momento com originalidade zero. Explico. Tal e qual no primeiro filme, o Peter deixa de deter o assassino do seu tio. Se lá ele disse que "I missed the part where that's my problem", em Amazing o Peter diz exatamente a mesma coisa "Not my policy". Em ambos os casos, ele usou as palavras de volta contra alguém (o dono do ringue em Spider man e o cara da loja em Amazing). Momento totalmente dispensável. .

De todo jeito, em Amazing, a ironia é que se o fato de ele não ter ajudado a prender o ladrão levou a morte do Tio Ben, houve o contrabalanceamento pelo fato de que quando o Peter ajudou a salvar o filho do homem lá da ponte, ele acabou sendo ajudado depois pelo mesmo homem com a historia das gruas. Aliás, vou fingir que acredito que tantas gruas estariam disponível naquela avenida

Confesso que aquele momento da ponte no Spider Man sempre me fazem chorar. Por algum motivo, o povo defendendo o super heroi provoca essa reação. Além disso, o "you mess with one of us, you mess with all of us" sempre me soou com uma resposta aos ataques de 11 de setembro.

Aliás, que porra foi aquela do Peter ficar tirando a máscara e mostrando a cara para Deus e o mundo?????

No fim das contas, The Amazing Spider Man foi mesmo feito para que a Sony não perdesse os direitos da franquia para a Marvel. A MELHOR PARTE foi o cameo do Stan Lee! Muito engraçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário