quarta-feira, 27 de junho de 2012

Nosso discurso de colônia x a crise americana


Historicamente, somos considerados colônia. Importamos expressões idiomáticas, eletrônicos, livros, filmes, etc, principalmente do mercado americano, sendo que muitos costumam chamar os EUA de 'malditos imperialistas', embora os 'malditos imperialistas' comprem carros de mais qualidade, mais completos e mais seguros, comprem Ipods ou TVs de LED/OLED, etc, por 1/3 do preço cobrado aqui, trafeguem em estradas sem buracos, tenham centrais de informações sobre o tema para se evitar as tragédias relacionadas ao clima, podem até não ter saúde ou educação totalmente pública, mas em compensação eles pagam menos impostos, etc.

Temos lido muito sobre a recuperação da economia americana e também sobre a volta dos brasileiros que estavam por lá. Nessas horas, a luta dos americanos contra a imigração legal ou ilegal se justifica. Cada um sabe o que faz, mas as pessoas que foram 'fazer a américa' não estão se comportando melhor do que os portugueses, espanhóis e holandeses que por aqui aportaram. Enquanto eles saqueavam as nossas riquezas, estavam por aqui. Na hora em que elas acabaram, eles sumiram.

Enquanto os EUA eram A economia mundial, onde se trabalhava para mandar dinheiro para o Brasil e blá blá blá, todos queriam ir pra lá. Agora, todos vieram embora, e são os americanos que vão ter que reerguer seu país das cinzas. Quero ver a cara de pau dos imigrantes, muitos que moraram lá e vieram embora quando a coisa apertou, se vão querer voltar quando as coisas se resolverem por lá. Sim... eu acredito que eles vão sair da crise e voltar ao que eram por uma série de motivos, o principal deles é o fato de que o nível de endividamento da população americana é menor, já que por lá as taxas de juros ANUAIS muitas vezes correspondem as nossas MENSAIS e eles não são estimulados a comprar a prazo qualquer pacote de biscoito como é aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário