sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Porque eu gosto de Homem de Ferro e não gosto de Batman 2 e 3

Eu acho Batman Begins um filme do Batman muito bom, sendo meu segundo filme preferido do Morcegão. O primeiro é Batman Returns do Tim Burton. Aí veio as inconsistências do péssimo (boring, boring, boring) Batman TDK. O número 3 da série de Nolan nem assisti.

No mesmo ano que Batrman TDK chegou aos cinemas, meu filme de super herói favorito e pra mim o melhor daquele ano foi sem sombra de dúvidas Homem de Ferro. E só agora me dei conta do por quê.

Há um abismo enorme entre as interpretações de Robert Downey Jr e Christian Bale.

Rob está totalmente a vontade com todas as facetas do Homem de Ferro. Ele É o playboy Stark e ao longo do filme ele também SE TRANSFORMA no Homem de Ferro. Ele está confortável em ser estas duas entidades. Ele nos convence de que ele é um gênio com super QI, mas também nos convence que ele ganhou uma proposta de vida para além de seu estilo playboy. A primeira vez que ele voa com o Mark II (o de aço) da vontade de voar junto. Você acredita que ele está mesmo voando. É muito claro que Rob se divertiu filmando Homem de Ferro. A primeira vez que ele usa o Mark III (o vermelho) para socorrer Gulmira, você olha para a cara do Tony enquanto ele se apronta e vê a determinação de ajudar aquelas pessoas. Para além, dá pra ver raiva. Rob conseguiu imprimir ao Tony estas características de modo que dá pra gente ver que o cara tá muito pissed off.
 
Christian Bale esteve ok... como Batman. Mesmo em Begins, ele nunca convenceu como Bruce Wayne. A impressão que eu sempre tenho é que ele não fica confortável dentro de ternos. Sei lá... é um tipo de corpo estranho. Pense no Schwazerneger usando ternos um número menor. O Batman do Nolan é muito unidimensional, não é alguém com quem eu simpatizaria ou consideraria um héroi. Você não vê nada além de um grande vazio no grande Morcegão. Lembro de assistir o filme todo e pensar que o Batman deveria tomar Fluoxetina para tratar sua depressão.

Tá... tudo bem. O Bruce Wayne do Keaton já era um homem mais adulto e rico, mas ainda capaz de simpatizar com a dor alheia, enquanto o Bruce do Christian era uma criança tentando crescer. Mas isso nbão justifica, a frieza excessiva do personagem. O Michael Keaton, apesar da polêmica da altura, me parece muuuuuuito mais a vontade como Bruce do que Christian Bale poderia ser. Você quer acompanhar a transformação do Bruce em Batman, mas voce não quer ser o Batman.

Claro que estou falando de acordo com meu gosto, que é pra personagens mais mutlifacetados, com reações mais humanas.

E ainda temos ele nos Vingadores né?!


Nenhum comentário:

Postar um comentário