sábado, 4 de agosto de 2012

Greve das Universidades: O Golpe petralha!!!

Todos nós, que estamos assistindo ao julgamento mensalão, sabemos qual o modus operandi petralha. São golpistas da maior natureza. Lembram em maio/abril de 2012 quando eu falei que o próximo momento "PÃO E CIRCO" viria quando o governo estivesse em outra saia justa. Pois é... para abafar o caso Gilmar Mendes, houve aquela pataguada de redução de juros.

Agora, em pleno Mensala (para os mais íntimos), a bola da vez será a energia elétrica. Ou seja, o desgoverno dá um GOLPE publicitário para tentar desviar a atenção do público. Lembram do suposto golpe  no Paraguai? Até onde sei, não houve golpe nenhum naquele país, pelo menos NÃO DE ACORDO COM A SUA CONSTITUIÇÃO, que foi respeitada. GOLPE foi o governo petralha usar isto para enfiar no MercoBosta aquele projeto de ditador, projeto de Armanuclear venezuelano. Aliás, GOLPE é o PT chamar de golpe o respeito a carta magna de uma nação. Ah... se elles respeitassem mais a nossa constituição!

GOLPE é criar um braço sindical pelego dentro do movimento docente, a maior categoria dos Servidores Públicos Federais (SPFs) para, no tapetão, tentar ganhar todas! E assim, na última 5a feira vimos mais um GOLPE dado pelo governo com a anuência, quem diria, de um sindicato que também é na sua essência, um grande GOLPE.

É ruim ter dois sindicatos? Claro que não! Acontece que elles existem para fazer, aliás, o que não fazem nossos congressistas, isto é, defender a categoria que representam. Nesse caso, nós, professores das IFES. Estamos assistindo a mais grotesca reversão do processo democrático e de negociação de um patrão com os representantes de uma classe de empregados, onde A DIRETORIA DE UM sindicato que foi desautorizado, por sua própria base em assembléias soberanas a assinar um acordo imundo, que só traz prejuízos financeiros e tenta desestruturar ainda o que já está desestruturado, usa de meios excusos, isto é, uma enquete eletrônica, como parâmetro balisador para assinar um acordo expúrio que tenta legitimar a desestruturação final de nossa carreira. É a minoria da minoria tentando intimidar a maioria!


Quem auditou essa votação? De onde vieram os votos mesmo? Reproduzo abaixo parte de um texto publicado no site da APUBH (clique aqui, para ler o texto original completo), que deixa bem claro o que ocorre nas chamadas votações eletrônicas deste sindicato.

"Os “Proifes” se tornaram um projeto de poder de alguns. As decisões dos Encontros Nacionais do Proifes-Fórum têm que ser referendadas pelos filiados dos sindicatos e AD’s através de um sistema de votação eletrônica. O resultado da consulta eletrônica, favorável à transformação do Proifes-Fórum e Proifes-Federação, teve 715 votantes, de um universo de mais de 14.000 votantes. Mas o que mais impressiona foram os erros relatados pela empresa que fez a consulta eletrônica: no total, 2314 erros, três vezes mais que os votos válidos, sendo cerca de 500 apenas da Apubh. O pior erro, no entanto, foi que uma filiada da Apubh, Júlia Maria Andrade, foi computada como sendo filiada da Adufrgs. A conclusão é que o processo eleitoral deveria ter sido invalidado, apenas por este último erro, mas não foi."


É patética a forma como a diretoria do braço governamental, vendo-se democraticamente atropelada por sua própria base, então dá um GOLPE e passa a perna na mesma, com uma votação eletrônica nacional para... vejam só... ser democrática!

As Assembléias docentes (ADs) são legítimas. Nenhum professor, sindicalizado ou não, é impedido de a elas comparecer, pelo menos não na AD da minha IFE. É nela que são passadas as informações, debatidos os temas, expostos os argumentos das pesssoas para aprovação ou reprovação de pleitos. Agora querer legitimar professores que não querem sair de suas casas para participar do mais democrático meio de organização de docentes (e outros trabalhadores) usando os meios eletrônicos é patético! Se enquete eletrônica valesse para alguma coisa, hoje estaríamos tentando negociar com o Zé da MotoSerra e não com a governanta. Se enquete eletrônica servisse para alguma coisa, não precisa haver assembléias em condomínios Brasil afora!

Começo a entender porque o Zé decidiu se esconder nesta hora do Mensalão. Entre a diretoria do braço governamental e câncer no meio do movimento docente e Rattad defendendo a presença do procurado pela Interpol na sua campanha no debate da Band... faltou oléo de peroba no Sudeste do país para o Zé usar.

Voltando ao tema, mais estapafúrdia ainda é a noção de que um grupelho balizado em 3 mil "votos", do universo de 144 mil professores no Brasil, ache que pode acabar, com sua trairagem explícita em nome de interesses ocultos (ou não tão ocultos assim não é MP???), uma greve que eles consideraram precipitada de profissionais que sequer estão sob sua "jurisdição". Vale ressaltar que o seu comando de greve só foi instituído bem depois das decisões das ADs. Agora fico aqui me perguntando se foi mesmo precipitada a nossa greve... afinal foi para esse acordo que SÓ ELLES ASSINARAM que elles queriam que esperássemos??? Somos professores ou cachorros, para aceitar as migalhas dadas pelo desgoverno sob a pecha do "é pegar ou largar". Melhor largar!

A tabela "salarial" que submete os professores a enormes perdas salariais com a inflação de 2010 até 2015, menos curiosamente alguns do grupelho que estão... vejam só... na bica de progredir para titular, jamais foi o mote do nosso movimento! Nós queremos um carreira estruturada e com regras claras de progressão. Queremos condição de trabalho. E isso sequer foi discutido pela pelegada. Não queremos passar cheque em branco para o governo decidir fazer conosco o que bem quiser! Queremos salas de aula com espaço suficiente para acomodar os 100 alunos que temos em uma turma só (como eu, todo semestre). Queremos laboratórios com o mínimo de reagentes e vidrarias para trabalharmos. Queremos dinheiro para abastecer as bibliotecas das universidades com a quantidade de livros necessários para atender a nossos alunos. Queremos um hospital universitário que possa atender a população e proporcionar qualidade de treinamento aos nossos médicos. Queremos restaurantes e residências universitárias que atendam aos estudantes. Sem isso, esse acordo vergonhoso e o nada são a mesma coisa.

Vale ressaltar que a ANDES apresentou proposta. A própria representação pelega também tinha uma proposta estruturada. Entretanto, o governo decidiu  criar sua própria proposta, que basicamente é uma malha salarial sem o menor nexo, sem o menor cabimento, e sem qualquer estruturação. A representação pelega o que faz? Joga sua proposta na lata do lixo para encampar a proposta do governo... se é que foi mesmo o governo que fez a tal proposta, como indagam alguns de meus colegas. A pelegada agora quer assumir um discurso de que o ANDES não negocia. Quero saber então o que eles chamam de negociar. É jogar no lixo a sua proposta e então aceitar qualquer migalha oferecida... e isso em troca de sua alma???? Negociar é publicar que o governo vai nos equiparar com o MCT... e depois fazer de conta que isso jamais foi dito? CADÊ A EQUIPARAÇÃO COM O MCT, que a pelegada tanto falava?! E aí... como fica o fato de que o País das Maravilhas pelego agora virou a Terra do Nunca????? Ou tudo não passava de uma grande fantasia, embuste... ou GOLPE??????

Porque o governo não negociou sobre as duas propostas apresentadas? Porque não negociou sequer sob a proposta pelega?? Ora... se não dá pra um step de 5% porque o governo não ofereceu 3,5 ou 4%? Porque a pelegada não toca na questão da dotação orçamentaria para as universidades? Foram aprovadas novas vagas de concurso. Vão colocar os novos professores onde dentro das instituições? O nome é negociação. Ambas as partes sedem aqui e ali até que se chegue em um denominador comum. O ANDES e o SINASEFE não tinham onde fazer concessões simplesmente porque o governo não disse o que não lhe agradava e onde gostaria de ver flexibilizações. Em suma... o governo não queria negociar coisa nenhuma!

Aliás, pode o desgoverno assinar um acordo com ele mesmo??? Ehehehehehe

E perguntar não ofende. A diretoria do braço sindical pretende solicitar dos professores que representam que saiam às ruas para defender os mensaleiros também??????????? Elles fazem parte da CUT não é mesmo?

Que o dia 01/08/2012 fique marcado na nossa memória e na história sindical do Brasil como o dia em que uma classe de trabalhadores conheceu seu Judas Iscariotes, porque é isso que essa diretoria sindical é. E assim como Judas, o traidor, era um dos que acompanhavam Jesus, o "novo sindicato" também está no seio da categoria docente do magistério superior (MS). Elles tentaram vender aquilo que sequer é delles por 30 dinheiros.

Cabe agora as ADs que ainda estão ligadas ao Proifes traidor (sim finalmente direi o nome), que não representa ninguém além de sua diretoria, asfixiá-los onde dói mais. No bolso. Se organizem. Criem novas associações docentes em suas instituições ou retomem as associações que existem. Vão até a Unimed negociar para também ter um plano médico se esse for o caso. E então deixem de pagar a tal contribuição sindical aos pelegos. Vocês estão pagando para serem traídos!

Não digo aqui que se filiem a ANDES não. Tem o récem criado MDIA, como alternativa. O importante é que ficou claro que ruim sem o ANDES ou um sindicato que de fato defenda os interesses dos professores, muito, mas muito pior com um sindicato do desgoverno. Também ficou claro que qualquer luta docente será duplamente difícil, pois como se não bastasse a intransigência do governo, ainda há um grupelho que se auto-intitula de sindicato, para atrapalhar onde puder o processo defendendo os interesses dos patrões na mesa de negociação. Ou nós iremos assumir a postura de reféns?! Este câncer precisa ser eliminado sob pena da total precarização do trabalho docente e destruição da universidade pública que eu defendo: pública, gratuíta e de qualidade.

Só espero que como Judas Iscariotes, essa diretoria seja asfixiada no lodo do desrespeito a suas bases e aos outros professores da educação superior no Brasil.


Ah! E nós vamos dar um GOLPE na pelegada! A greve continuará!

Nenhum comentário:

Postar um comentário