quarta-feira, 15 de agosto de 2012

FHC, a governanta... e as greves...

Soube hoje que FHC saiu em defesa da governanta contra os funcionários públicos. Vamos combinar que FHC sempre detestou os funcionários públicos, só não conseguindo fazer as reformas para tirar direitos destes (atualmente, os meus direitos) porque no caminho havia um PT... havia um PT no meio do caminho.

Dizem que a petralha está preocupada, sendo que alguns militontos levaram a preocuparação para a governanta dizendo que estavam preocupados que o público entendesse que "no governo, a legenda de Luiz Inácio Lula da Silva comporta-se como as outras, recusando-se a negociar com os dirigentes dos servidores públicos."

Isso não é verdade! O Partido dos Traídores se comporta BEM PIOR que as outras legendas. Senão vejamos:

1. No governo FHC, quantas vezes gestores foram ameaçados de improbidade administrativa caso não fossem X9 para entregar a lista de funcionários em greve... quando a greve é um direito. E sem que o governo recorresse a justiça para sequer considerar a greve ilegal! Isto é, até o próprio governo sabe que estamos certos, senão porque esperar por 90 dias de greve sem fazer nada de cunha judicial? Há quem diga que o FP tá em greve, mas está recebendo. Nós professores, temos três atividades na universidade: ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa, até pela própria natureza imediata dela, contínua. E aí... seremos acusados de não estar trabalhando. Hoje trabalho mais na greve que fora dela. Existem os que vão passear, claro que sim, mas hoje, até pela própria natureza da greve atual, esses são minorias, que são inclusive execrados pelos próprios colegas. Além disso, não conheço um único professor que seja a favor de greve. Ela foi a última alternativa depois de um longo processo de negociação iniciado em 2010. Tanto é assim, que muitos alunos entendem a natureza da greve, que não é só salarial. E aí? Sai o prédio da federal em Guarulhos ou vai ficar só naquela pá de terra do APeDELTA? Sai mais livros? Mais espaço nos restaurantes universitários, mais livros, mais dinheiro para construir prédios com salas de aulas que comportem 50 alunos em salas de 50 alunos? Nós temos que repor aulas. Aliás, eu faço questão de repor, ficar com férias atrasadas, etc, etc, etc, se isso significar condições de trabalho melhores com um salário mais decente.

2. No governo FHC, quantas vezes os FPs foram considerados terroristas em potencial, como quer fazer crer a governanta e seu plano de usar o exército contra estes? Não é nosso interesse sair por aí atacando hidroelétricas, ferrovias, prédios públicos, etc... até porque nós é que vamos ter que pagar para reconstruir tudo. Invadir e depredar o patrimônio alheio é coisa daqueles movimentos ditos sociais que vivem na aba do governo.

3. No governo FHC não lembro do governo tentar dar um golpe em uma categoria, criando sindicato paralelo (Prolixo) para poder assinar acordos excusos com estes, fazendo de conta que a verdadeira representação sindical da categoria não existe. A coisa é patética ao ponto de que o sindicato passa por cima de sua própria categoria para apoiar as sandices do governo. Aliás, um dos "sindicalistas" está sendo investigado pelo MP por receber dinheiro do governo para discutir um plano de carreira... que diz respeito a todos os professores e não pode ser legislado por uma só pessoa. Conflito de interesse?

4. No governo FHC não lembro de este forçar o que ele achava ou deixava de achar sem negociar com categoria nenhuma. Posso até estar errada, mas se bem me lembro, a coisa era ou se negocia com a categoria chegando a um entendimento ou não se negocia, mas o governo jamais tentou enfiar guela abaixo de qualquer categoria o que quer que seja.

5. Falando em o que quer que seja, o governo FHC sempre foi mais inclinado a respeitar os acordos que assinava, sem fazer gracinhas com os FPs, como fez o governo petralha ao assinar um acordo emergencial com várias categorias ano passado e depois, sem discutir com estas, implementar uma série de mudanças no acordo, incluindo mudanças na forma de cálculo dos auxílios de periculosidade/insalubridade, o que quase provocou o desligamento em massa de todos os médicos federais.

6. É no governo petralha que estamos vendo categorias fazendo greve, não por salário, mas por concurso e condições de trabalho. Se o desgoverno empregasse menos cargos comissionados e mais concursados em certas funções não teríamos funcionários sendo explorados. Alguém se lembra da situação dos controladores de vôo, que foi revelada com a queda do vôo da Gol na Amazônia, sendo que eles tinham que trabalhar 12h num serviço que exige o máximo de atenção???

7. No governo FHC, quando ocorria negociação, era sobre o salário atual, e não sobre o salário de dois anos antes, como quer fazer com os professores o governo Golpista.

8. Atualmente, o governo FHC foi em muitos aspectos, melhor que o governo totalitarista da governanta.

E olha que ainda tenho outras comparações na balança. FHC que não me venha com esse papinho de crise. O governo já ADMITIU FORMALMENTE que existe crise??? Lembro de ter lido na Veja que a governanta disse que "A crise está só no noticiário"... e aí? Tem ou não tem crise? Ou a crise só ocorre para umas coisas e outras não? Tem crise para construir ou reformar prédios de hospitais universitários, mas não para mandar dinheiro para Cuba né?

Cadê o dinheiro que deveria ser investido no PAC para melhorar nossas estradas e portos. Ah! Já sei... foram desviados para a construção de estádios de futebol! As Olimpiadas de Londres podem ter custado aos ingleses algo como 40 bilhões de reais... quanto você acha que vai custar a Olim-píada do Rio?

Não falta dinheiro, falta é vergonha na cara mesmo. Falta combater a corrupção, falta renegociar as dívidas para que o país deixe de investir 50% do seu orçamento no pagamento de juros. Aliás, o governo deveria seguir o que prega para os outros. Os juros bancários supostamente caíram para permitir não só mais endividamento, mas também renegociação das dívidas. O governo devia aproveitar e fazer o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário