domingo, 19 de agosto de 2012

O desespero do sindicaleco

Apenas para fazer os cálculos referente ao impacto do plano da Andes no orçamento, considerando os valores que o governo se dispõe a "doar" as professores, dei uma visitada no site daquela representação do governo no meio dos professores.

Lá, duas coisas me chamaram a atenção. Uma delas é que elles atribuem a revolta de sua base na Bahia a "um professor". Really?! Até onde sei, não foi 1 professor que decidiu depor a diretoria vendida da UFBA, mas mais de 200 professores. Ora... onde estavam os professores que defendem o sindicaleco na Bahia? Na assembléia eram 29 deles apenas. E estes não foram em momento algum, como mostram os vídeos na internet, tolhidos no seu direito de expressar o que pensam.

Depois, no desespero, eles tentam explicar que os "ganhos" com os acordos excusos assinados com o governo. Curiosamente, o acordo do governo com elle mesmo torna a progressão dos docentes do EBTT mais longa, indo dos atuais 18 para 24 meses. Ganho bom esse né?!

Aí, eles dizem que a tal enquete eletrônica fajuta é mais representativa do que as assembléias, obviamente para tentar explicar o inexplicável. Sim, 5,5 mil professores participaram da tal enquete. Acontece que a enquete foi convocada porque o sindileco NÃO ACEITOU OS RESULTADOS DAS ASSEMBLÉIAS EM SUAS BASES, onde 5 delas optaram por permanecer em greve em detrimento de 3.

Se meu Flamengo perder de 3, ele está desclassificado né?! Bonito é então o Flamengo apelar para o tapetão para tentar ganhar o jogo na marra! Foi isso o que o sindileco fez. Perdeu de 3 a 5 e aí apelou para o tapetão, digo enquete eletrônica, para justificar a encenação com o governo.

Embora eu considere que é muito fácil para o professor ficar em casa, viajar para a Disney, sair de férias, continuar suas atividades como se nada tivesse acontecendo (e sim, infelizmente, existem indivíduos com este perfil no meio do movimento docente)... e então votar via e-mail num coisa tão importante como o processo de negociação que estavamos vivendo, sem escutar os dois lados da historia, sem buscar as informações, além de ser muita cara de pau destes.

Então, não se trata mais de qual instrumento tem maior legitimidade ou não. Se trata da rasteira dada pelo sindileco que se diz... democrático.


Nenhum comentário:

Postar um comentário