segunda-feira, 15 de maio de 2017

O movimento negro

Eu, na minha série de posts sobre o que me incomoda na discussão do racismo e negro na sociedade, quero dizer algumas palavras sobre o tal movimento negro.

Queria dizer que estou na linha descendente direta de negro liberto (pai do meu avô), com pai e mãe negros, com baixa instrução (4º ano primário) que sempre primaram pela educação dos filhos, por entender que só a educação tira as pessoas da miséria.

Vinte e cinco anos atrás, uma menina de 17 anos cheia de sonhos e ideologias de uma sociedade, fui do movimento negro.

Quer saber! Se o negro bem souber, não aceita essa representação. Sabe quando eu percebi que, no geral, o movimento negro tá pouco se lixando para o que de fato acontece com o negro?

Eu tinha entrado na Federal de Alagoas e na época, acompanhei o nascer da discussão sobre a política de cotas. Lembro de ter sugerido, na última reunião do grupo do qual eu participava, que o movimento deveria brigar para garantir que a educação pública funcionasse a contento, já que as estatísticas mostravam que a escola pública era de maioria negra.

Dessa forma, o negro seria instruído e teria o conhecimento para concorrer ao que ele bem quisesse na vida, desde as vagas na universidade, concursos públicos, etc, etc, etc, já que a vida não tem cota.

As pessoas me olharam como se eu tivesse sugerido o fim do mundo.

Eu passei no vestibular com nota suficiente para fazer um curso de medicina, na época, única e exclusivamente com o conhecimento que agreguei das escolas públicas onde estudei, que só fiz revisar junto com um grupo de colegas.

Não precisamos sequer das dicas de cursinho. Aliás, cursinho e seus macetes é coisa de gente burra.

Sorry, colega, mas se você não aprendeu nada naquela escola paga caréééééessima que papai pagou e precisou de cursinho...

Alguém já viu alguém do movimento negro falar e apoiar as greves das escolas públicas no Brasil? Pedir que a educação pública seja priorizada? Reunião do movimento negro com governadores para tratar da educação pública?

Pois é. Nem eu!

Pensei ali, e carrego comigo até hoje a mesma percepção de que o movimento negro não quer que o negro de fato saia da miséria.

Ora! Se o negro tiver conhecimento vasto, ele não precisará da ajudinha do Estado intrometido, mas melhor que isso, não precisará do próprio movimento negro.

Um negro com conhecimento deixa a periferia ou se mantém nela, mas serve como inspiração para que outros negros possam seguir o mesmo caminho.

Alguém acha que isso é bom para os caciques do movimento negro? Aqueles que viajam à Brasília, muitas vezes às custas do dinheiro público, para 'defender' a causa negra?

O movimento negro perde, portanto, a razão de existir.

Dando um exemplo. Em 2003, quando morava nos EUA para terminar um doutorado (com bolsa que consegui pelo mérito do meu trabalho, concorrendo com outro tanto de gente), lembro de ter visto um comercial da Mercedes, onde um negão num belo terno estava tentando escolher qual Mercedes comprar.

Fiquei olhando aquilo fascinada e pensando que queria fazer a mesma coisa. Foi uma inspiração para ser mais e melhor.

E hoje em dia? Quais são as inspirações que nossas crianças negras tem? Porque o movimento negro exalta coisas como funk na periferia (e tudo que vem associado a ele), mas não faz o mesmo com um Machado de Assis ou um Joaquim Barbosa, o primeiro negro membro do STF, e mais ainda, presidente daquele tribunal?

Porque o movimento negro silenciou quando Joaquim Barbosa foi atacado por sua cor durante o julgamento do mensalão?

Fica parecendo que o negro é muito bom para tocar repique ou escrever aquelas músicas horrorosas com apologia a tudo o que não presta, mas não tem capacidade e talento próprios para ser um escritor ou advogado.

Mistérios né?!

Talvez, para que os negros não façam exatamente as mesmas indagações que faço, não é mesmo?

Me diga uma coisa que esse movimento negro conseguiu para que o negro de fato ocupe seu lugar de destaque na sociedade, não como um coitadinho preguiçoso que precisa de ajudinha, mas como uma pessoa... e uma pessoa competente e capaz?

Bom. Pelo menos o negro que tem deficiência no assunto terá uma mãozinha para entrar na universidade. Se formará, mas como continuará deficiente em conhecimento, ainda que tenha cursado a mesmíssima universidade que os não cotistas, terá outra mãozinha para passar no concurso público ou ser empregado em uma empresa.

Falta só os 20% de cota no céu né! Do jeito que vai, o movimento negro ainda vai propor isso!

😀😀😀😀😀😀😀😀

A "ofensa" de ser chamado de negro

Uma reflexão? Talvez.

Quando é que uma palavra passa a ser um insulto? Quem define isso?

Eu tenho um livro de química orgânica, de autoria de Boyd, que em sua página 59 usa o termo trepar para explicar como se atinge a energia de ativação para que uma reação ocorra.

Entre 1958 e 1995, trepar virou palavra obscena com conotação sexual. Quem definiu isso? Pois é.

Lembro que no início da minha adolescência, havia um garoto na minha rua que adorava apelidar todos os negros de tiziu, que é um pássaro super preto em Alagoas.

Curiosamente, todos se ofendiam.

Um belo dia, ele aplicou a mim o mesmo tratamento. Eu cai na gaitada (risada no nordeste) e disse a ele que se quisesse me xingar, me xingasse de branca, amarela, mas preto não, que preto era minha cor mesmo, com muito orgulho.

O garoto ficou tão desconcertado que simplesmente parou de apelidar até mesmo os outros negros.

Negro é uma palavra e palavras só ofendem se você decidir que elas são ofensas, não importa o tom usado.

Eu tenho essa curiosidade de saber quando será que negro passou a ser xingamento?

O racismo inverso

Outro dia, vi em um dos blogues que sigo, um post onde a autora negava o racismo inverso.

Oi? Como assim ele não existe? 😞😞😞😞

Nos EUA, embora hoje seja muito comum, as famílias negras ainda tem resistência ao casamento biracial de um dos seus, principalmente das mulheres.

A própria comunidade negra, principalmente a feminina, meio que fica com raiva quando uma mulher negra se casa com um homem branco... embora, muitas vezes nem bata o olho para o contrário (aí sim, um belo de um preconceito).

Eu vi isso de perto quando morei lá. E vi de perto em minha casa. Minha mãe é EXTREMAMENTE racista.

Com ela não teve esse negócio de "quero ver meus filhos felizes", quando eu ou meus irmãos namoramos com branquinhos(as) palmito.

Ela não ia com a cara da primeira esposa de meu irmão simplesmente pelo fato da menina ser branca, apesar de ela ser uma excelente pessoa, estudar, trabalhar e tal. Minha mãe tanto infernizou que detonou o casamento dos dois.

Para castigo dela, meu irmão casou novamente... com outra palmito 😞😞😞😞😞😞😞😞

Ah! Mas é justificado pelo fato de que os brancos também foram preconceituosos com a gente por muito tempo!

Really, bitch! Really bitch! Sério que você vai usar esse argumento?!

Quer dizer que para defender o nosso lugar na sociedade, precisamos aplicar ao outro a mesma régua aplicada na gente... que a gente não gostava?

Quer dizer que eu não posso sofrer preconceito, mas posso ser preconceituosa com outra pessoa pela cor da pele dela? Ain, miguxa... você está sendo tãããão melhor... tããããão superior né? 😉😉😉😉😉

SQN!

Sorry baby! Você é preconceituosa!

A diferença é que ser preconceituosa com brancos não dá cadeia.

Tem youtuber negra falando na tal da apropriação cultural (isso rende outro post), mas não vê problema algum em cortar o cabelo 4A-C e usar peruca lisa e... loira!

Oi? Assumir o cabelo que sua herança negra lhe deu nem pensar né?

Aliás, ninguém é obrigado a isso também. Se você quer alisar seu crespo, miguxa vai fundo! Eu mantenho meus cachos não por obrigação racial, mas sim porque os acho lindos, eles complementam meu rosto e tal.

Só não vale falar uma coisa, mas fazer o oposto, igual os comunisas/socialistas que odeiam o Capital, mas não dispensam suas iTranqueiras da Apple, a empresa símbolo do capitalismo e mais valiosa do mundo.

No fim... Precisamos TODOS aprender a apreciar o outro POR QUEM ESSE OUTRO É e não por como o outro parece ou quanto o outro tem!

PS.: Preciso fazer um post sobre as blogueiras e youtubers que sigo.

Mercado de beleza negra

Hoje, serei advogada do diabo em um tema muito sensível para muita gente. O mercado de beleza negra. 😀😀😀😀😀😀😀

Já falei, em diversas postagens, que não compro muito os produtos de maquiagem nacional (exceto QDB) porque, no geral, as empresas ainda usam muitas substâncias químicas sintéticas nocivas à saúde, principalmente os parabenos (que eu sou alérgica).

Então sobra comprar das marcas importados/estrangeiras, mesmo as baratinhas do mercado americano (Nyx, Milani, Jordana, Wet and Wild, ELF, BH Cosmetics) que são equivalentes as baratinhas do mercado nacional (Vult, Dailus, Yes, Toque da Natureza).

Aí, quando a gente vai comprar por aqui, sempre se depara com a falta de tons para nossa pele.

Basta comparar o que vem para o Brasil, especialmente nas bases, com o disponível nos sites estrangeiros dessas marcas para ver que a mulher brasileira é meio que desprezada. Sim! Todas nós. Mesmos as meninas branquinhas não tem tantas opções assim, embora tenham mais opção que a gente. Pegue as bases da UD, que lá fora tem tons X.5 e X.75, que nem chegam aqui.

Outro dia vi um papo com maquiador da Maraisa Fidelis com maquiadora da Smashbox, mas a marca não oferece por aqui boa parte dos seus tons para as negras, mas aí, 200 reais na Studio Skin não é pra todas (mesmo dividido em 10x).

No caso da beleza negra, as marcas não trazem mais cores para nós por falta de mercado, já que os produtos são caros e a percepção pode ser que não há tantas consumidoras negras com poder aquisitivo para comprá-los, ou as marcas realmente não se importam?

A comunidade negra reclama que é preconceito, mas será? Todas estas marcas visam uma coisa. Lucro. Os acionistas querem dinheiro, venha ele de onde vier.

Então, não faz sentido deixar de atender um mercado tão grande quanto o negro no mundo e no Brasil, apenas por preconceito, principalmente em um momento em que temos a lindona Lupita Nyong'o estampando capas e mais capas de revista?

Aliás, como a genética foi generosa com aquela mulher, gente! Ela e Angie Jolie estão na minha pole position de mulheres mais lindas do mundo, junto com nossas Luiza Brunet e Adriana Lima.

Há um certo elitismo de alguns marcas? Claro que sim. Ninguém nunca verá uma modelo plus size vestindo Victoria Secrets, por exemplo, mas maquiagem é diferente,.. ou eu acho.

Falta percepção de que temos GRANDE poder aquisitivo? Talvez sim. Acho eu que nenhuma marca vai levar para o mercado produtos que vão ficar lá na prateleira. Eu não o faria.

Onde compro? Lojas online internacionais

Aliexpress: Obviamente não tenho os originais para comparar, mas meus dupes dos Sigmas E45 e E65 são tudo de mara. Acabo fazendo compras baratas (1-5 dólares) que, se não vierem, não vão me dar grande prejuízo, mas nunca encontrei vendedor desonesto. Tenho pincéis dupes dos Zoeva 228, 230 e 231 de um vendedor chamado HP Makeup (HP Beauty) super macios. Estou esperando chegar um dupe do F80 desse mesmo vendedor.

Infelizmente, parece que o AliExpress tem tirado do ar lojas que vendem dupes de maquiagem usando os nomes originais e tudo mais (os fakes), então esse vendedor não está mais no AliExpress.

Comprei pincéis da JAF e Jessup e estou esperando chegar para avaliar. Alternativas ao Ali podem ser encontradas AQUI. Só usei o Geekbuying.

Sim, gente! 😁😀😀😀 Tenho pincéis nacionais também. Macrilan e Beliz, mas os pincéis da China, pelo menos os que eu comprei, são cheinhos, não soltam pelo, são macios. Adoro um pincel de esponja e os nacionais são terríveis, um negócio mole com um tiquinho de esponja. Os importados da China não. Tem bastante esponja que chegam até a ser meio durinhos. Gosto muito.

iHerb: Excelente local para comprar suplementos e maquiagem da ELF. De lá, comprei minhas esponjas da Real Techniques (chegaram em tempo recorde em minha casa). Frete super em conta, e eles não recolhem impostos no ato da compra. Então dá pra pelo menos rezar para, com sorte, não ser taxado.

BeautyJoint: Super amo essa loja! Além de produtos da Nyx, Wet and Wild, BH Cosmetics, Milani e Jordana, eles agora também vendem produtos coreanos, se você se interessa por eles. O bom é o valor do frete, bem em conta, comparado com os sites das marcas que mandam direto para o Brasil (a BH cosmetics manda direto para o Brasil também).

Sim, gente! 😂😂😂😁😁😁😁 Adoro produtinho de maquiagem barato. Não compro os nacionais porque a maioria das nossas marcas, infelizmente, usam parabenos em suas formulações.

Geekbuying: excelente site para eletrônicos. Minha TV não é smart, então já importei da GB uns 4 ou 5 daqueles pendrives/box TV que rodam android. O meu atual já está pedindo água e já já importo outro.

Menção honrosa: Look Fantastic. Postei AQUI meu problema com os tons da SFF da MAC (de olho na Mouse e True Colors da Mark/Avon). Usei o Temptalia/Findation e vi vários vídeos até me decidir pelo tom 4W2 da Estee Lauder Double Wear, a mais badalada base para pele oleosa (KVD Tattoo também), comprei lá e estou esperando chegar.


Onde compro? Lojas online nacionais

Vai aí uma listinha com as lojas que mais uso e onde já fiz muitas compras para avaliar o serviço.

Nacionais

Sephora: No geral, as coisas chegam até rápido (leia-se 1 semana). Já fiz umas 15 compras por lá e tive problemas com 1, que acabei cancelando. O detalhe é que o produto era da própria Sephora Collection.

Sempre vem amostrinhas nas compras, mas quase sempre de produto masculino. Para fechar as compras, as amostrinhas quase sempre são de produtos masculinos (se for perfume) e maquiagem normalmente para pele clara.

Atualmente, a variedade de produtos de maquiagem diminuiu significativamente na loja online. Produtos Hourglass e Kat Von D? Quase nada. Na verdade, acho que pararam de importar e estão só vendendo o que tem no estoque.

É a crise? Sigo sonhando que eles tragam a Estee Lauder para cá (tão doida na famosa Double Wear que importei).

Beleza na Web: Tão boa quanto a Sephora, claro que sem as exclusivas, mas é o local para comprar Bareminerals. Agora tem MAC. Problema deles é que cobram uma taxa não sei de quê nas compras para outros estados. Nunca tive problemas com entregas.

Época Cosméticos: Melhores descontos da internet. Fica devendo em maquiagem, mas é o melhor lugar para comprar dermocosméticos. Agora vendem os pincéis da Sigma. Nunca tive problemas com entregas.

MAC Store: Não precisa dizer nada né? O único defeito deles é que não tem como rastrear a compra, mas nunca tive problemas. Velocidade de entrega igual a Sephora.

Maquiadoro: Loja do nordeste, frete mais em conta para Sergipe. Ótimo local para comprar pincéis e as makes das marcas nacionais.

Meu Cabelo Lindo e Meu Cabelo Natural: São as lojas onde compro tudo para os meus cachinhos. Muito no poo e low poo para vocês. Nunca tive problemas. MeuCabeloLindo fica em Pernambuco, quase vizinho de Sergipe, então o frete acaba saindo bem mais barato.

Beleza do Campo: A LOJA para comprar tudo em beleza vegana. Foi de lá que comprei a Loção de Limpeza da Live Aloe que falei no post abaixo.

Nikkey Cosméticos: Tem um tempinho que não compro lá porque parei de pintar o cabelo em função de tratamento para queda. Muito bom para comprar tintura ruiva.

Contem1g: comprei as sombras ColorMe em várias compras e não tive problemas.

Artvitta: Local que sempre compro os manipulados que falo aqui no blog como o Tri-Up, Beautiful eyes, Pretty Eyes, etc.




Loção de Limpeza Facial Livealoe

Vocês já conheceram um produto tão bom, mas tão bom, tão bom... que você saiu indicando para todo mundo?

É essa loção de limpeza facial da Livealoe 💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓

Gente! Sério! Se você tem a pele oleosa... Corre e compra! 💸💸💸💸💸💸💸💸💸💸💸💸💸

Eu tinha comentado aqui que passei a usar o sabonete da Natura da linha Frutas Tropicais, que saíram de linha. A Natura é uma das marcas mais instáveis com relação a sua linha de produtos. Tiram e colocam coisas em linha sem o menor respeito pelos clientes. Seguindo...

Saí a cata de coisas para substituir os produtos da Natura (o tônico Natura faces também não está mais no catálogo) e achei essa loção de limpeza que se baseia na babosa/aloe.

Vibe natureba total! 😀

Acha que limpou seu rosto? Pense novamente!

Esse produto limpa o rosto e tem uma sensação de adstringência maravilhosa. Mesmo depois que removo a maquiagem com demaquilante bifásico e limpo a pele com o sabonete, ainda fica resíduo. Olha aí o algodão (eeeeeeeeca) com o resto de impureza da pele removida pela loção.



Não é gorduroso e não tem álcool.

Se tem algo para falar mal é que deu um pouquinho de efeito rebote, se aplicado e deixado só, o que é esperado porque a loção limpa profundamente (a meu ver)... ou então é porque eu passo o algodão no carão com vontade. 😁😁😁😁😁😁😁

Percebi que se aplicar o hidratante por cima logo depois de limpar a pele com ele, não dá esse efeito.

A marca também tem tônicos e vou comprar pra ontem. Também estou esperando chegar o sabonete multifuncional deles para testar, porque assim eu uso o sabonete pela manhã e de noite removo a sujeira da pele com essa loção.




Ingredientes (200 ml): Aloe barbadensis gel (Gel de Aloe vera)*, Moringa oleifera Flower Extract (Extrato de Moringa)*, Lavandula officinalis oil (Óleo essencial de Lavanda)**, Foeniculum vulgare oil (óleo essencial de Funcho)**, Disodium cocoyl glutamate (Cocoil glutamato de sódio)** Xylityl sesquicaprylate (Ésteres caprílicos de xilitol)**. Ingredientes: *de agricultura orgânica certificada. **de origem natural.