segunda-feira, 15 de maio de 2017

A "ofensa" de ser chamado de negro

Uma reflexão? Talvez.

Quando é que uma palavra passa a ser um insulto? Quem define isso?

Eu tenho um livro de química orgânica, de autoria de Boyd, que em sua página 59 usa o termo trepar para explicar como se atinge a energia de ativação para que uma reação ocorra.

Entre 1958 e 1995, trepar virou palavra obscena com conotação sexual. Quem definiu isso? Pois é.

Lembro que no início da minha adolescência, havia um garoto na minha rua que adorava apelidar todos os negros de tiziu, que é um pássaro super preto em Alagoas.

Curiosamente, todos se ofendiam.

Um belo dia, ele aplicou a mim o mesmo tratamento. Eu cai na gaitada (risada no nordeste) e disse a ele que se quisesse me xingar, me xingasse de branca, amarela, mas preto não, que preto era minha cor mesmo, com muito orgulho.

O garoto ficou tão desconcertado que simplesmente parou de apelidar até mesmo os outros negros.

Negro é uma palavra e palavras só ofendem se você decidir que elas são ofensas, não importa o tom usado.

Eu tenho essa curiosidade de saber quando será que negro passou a ser xingamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário