segunda-feira, 15 de maio de 2017

Mercado de beleza negra

Hoje, serei advogada do diabo em um tema muito sensível para muita gente. O mercado de beleza negra. 😀😀😀😀😀😀😀

Já falei, em diversas postagens, que não compro muito os produtos de maquiagem nacional (exceto QDB) porque, no geral, as empresas ainda usam muitas substâncias químicas sintéticas nocivas à saúde, principalmente os parabenos (que eu sou alérgica).

Então sobra comprar das marcas importados/estrangeiras, mesmo as baratinhas do mercado americano (Nyx, Milani, Jordana, Wet and Wild, ELF, BH Cosmetics) que são equivalentes as baratinhas do mercado nacional (Vult, Dailus, Yes, Toque da Natureza).

Aí, quando a gente vai comprar por aqui, sempre se depara com a falta de tons para nossa pele.

Basta comparar o que vem para o Brasil, especialmente nas bases, com o disponível nos sites estrangeiros dessas marcas para ver que a mulher brasileira é meio que desprezada. Sim! Todas nós. Mesmos as meninas branquinhas não tem tantas opções assim, embora tenham mais opção que a gente. Pegue as bases da UD, que lá fora tem tons X.5 e X.75, que nem chegam aqui.

Outro dia vi um papo com maquiador da Maraisa Fidelis com maquiadora da Smashbox, mas a marca não oferece por aqui boa parte dos seus tons para as negras, mas aí, 200 reais na Studio Skin não é pra todas (mesmo dividido em 10x).

No caso da beleza negra, as marcas não trazem mais cores para nós por falta de mercado, já que os produtos são caros e a percepção pode ser que não há tantas consumidoras negras com poder aquisitivo para comprá-los, ou as marcas realmente não se importam?

A comunidade negra reclama que é preconceito, mas será? Todas estas marcas visam uma coisa. Lucro. Os acionistas querem dinheiro, venha ele de onde vier.

Então, não faz sentido deixar de atender um mercado tão grande quanto o negro no mundo e no Brasil, apenas por preconceito, principalmente em um momento em que temos a lindona Lupita Nyong'o estampando capas e mais capas de revista?

Aliás, como a genética foi generosa com aquela mulher, gente! Ela e Angie Jolie estão na minha pole position de mulheres mais lindas do mundo, junto com nossas Luiza Brunet e Adriana Lima.

Há um certo elitismo de alguns marcas? Claro que sim. Ninguém nunca verá uma modelo plus size vestindo Victoria Secrets, por exemplo, mas maquiagem é diferente,.. ou eu acho.

Falta percepção de que temos GRANDE poder aquisitivo? Talvez sim. Acho eu que nenhuma marca vai levar para o mercado produtos que vão ficar lá na prateleira. Eu não o faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário