terça-feira, 10 de março de 2015

Falei, falei, falei... agora, finalmente fotos!

Falei muito de colorações que fiz no meu cabelo para ficar ruiva, mas não mostrei fotos. Finalmente, cá estão elas.

Cabelo original virgem em 17.12.2012. Fazia 8 anos que eu  não fazia nada no cabelo. Como podem ver, cachinhos pretinhos tratados com shampoo, condicionador e creme de pentear (e só).
 
Meu cabelo é meu caso de amor. Como toda adolescente com cabelos afro, passei boa parte dos meus primeiros 14 anos com o cabelo devidamente amarrado num rabo de cavalo, porque era a única forma de "domar" a juba... ehehehe. 
 
Eu morava na periferia e na época gostar de reggae e ser rastafari era moda (acho que é até hoje). Havia uma figura no bairro chamado Índio que tinha o cabelo exatamente igual ao meu da foto acima. E eu percebi que todas as minhas amigas, mas tipo todas sem exceção, com seus cabelos lisos ou no máximo ondulados, queria ter um cabelo com o do Índio.
 
E eu com esse cabelo preso! Ah não! Não mesmo! Um belo dia tomei banho, passei o pente no cabelo, um óleo de coco e sai na rua. Ah ha ha! Fui a sensação! Todo mundo queria saber que permanente foi que eu fiz, onde fiz... e eu explicando que era meu cabelo mesmo.
 
Tive que pentear o cabelo na frente das minhas amigas, amarrar no bom e velho rabo de cavalo e depois molhar e deixa o cabelo secar para o povo acreditar que era meu cabelo mesmo. A partir daí passei a andar com minhas mandeixas ao vento.

Por incrível que parece, o preconceito com meus cachinhos só surgiu quando cheguei na universidade. Todo mundo queria que eu alisasse o cabelo. Aliás, até hoje, quando escovo o cabelo por conta da cauterização, quando faço no salão, sempre tem alguém que diz que "seu cabelo fica melhor assim" ou "você devia ficar com seu cabelo assim" ou "cadê aquele cabelo maravilhoso que eu vi na foto" e variantes disso. Nem me estresso. Cada um com sua opinião. Apenas respondo que amo meus cachos!
 
 Dia 27.09.2013. Luzes nos cabelos, cauterização e cabelo escovado.
Dia 29.09.2013. O cabelo da foto acima depois de lavado. Sei que após a cauterização tem que ficar 3 dias sem lavar, molhar, etc, mas não aguentei. Deu saudade dos meus cachinhos. Aqui eu estava com o cabelo bem comprido e eu mesma cortei nesse corte aí.


TUDO COMEÇOU COM ESTA FOTO! No salão que frequento tem um poster com essa foto. Enloqueci ao ver a cor desse cabelo. Pela primeira vez na vida, quis pintar o cabelo.
 
 
 
Em 12.10.2013, retornei ao salão porque eu queria aquela cor de cabelo da foto acima. Não entendia nada de nada de tinta. Me foi apresentada a cartela e eu escolhi a 6.4 da Majirel. Teste de mecha? Vamos deixar isso pra lá né!

A coloração foi aplicada no meu cabelo com ox 20, o que foi um erro da cabelereira. Gente! Hoje sei que se o seu cabelo natural é escuro, tem que ser no mínímo ox de 30. E se quer ficar ruiva, melhor chutar o pau da barraca e usar ox 40 com uma coloração ruiva mais clara possível. 

Isso é super importante, porque depois que o cabelo estiver com coloração, se você não gostar, fica com um problema nos cabelos, que dificulta colorações futuras porque tem que decapar, seja com DekapColor, soap cap ou descoloração mesmo.

Garotas de cabelos escuros virgens... Façam um favor a vocês mesmas! Façam teste de mecha e com ox 30 ou 40, para ver qual é o melhor, juntamente com uma coloração mais clara possível (9.4 da Tec Italy ou Yellow ou o 9.7 da Igora).

Outra coisa importante é SEMPRE FAÇA TESTE DE MECHA! Mesmo que seja a mesma tinta e ox, composições mudam, lotes saem dos fabricantes com problema e outras coisas mais. No ReclameAqui tem muita reclamação de gente que não fez teste de mecha, confiou que era o "mesmo produto" e se deu mal, afinal, por aqui, dificilmente os fabricantes avisam que houve mudança de composição.

Bom. Aplicado no cabelo, como pode se ver nas fotos acima (de novo o cabelo escovado pela cauterização), a tinta só pegou nas luzes que eu tinha. Reflexos visíveis só quando o cabelo era iluminado (foto da direita com flash) e mesmo assim, uma negócio acastanhado. 

Não queria uma mudança muito grande, pra não estranhar tanto, mas também não era pra ser quase nada também. 

Em 04.01.2014, o cabelo já bem "desbotado" da Majirel 7.4. Estava de férias do trabalho e decidi resolver o problema eu mesma. Já tinha lido muuuuuito sobre o ruivo e sai a cata da coloração nas lojas de cosméticos em Aracaju. Só achei Amend 6.4. Aliás, até hoje se você quiser ficar ruiva por aqui, sorry! Vai ter que comprar as tintas na internet. 

De todo jeito, comprei essa coloração (2 tubos) e a oxigenada professional da Yamá, que aliás me acompanha até hoje (frasco preto, sem ser a ametista). Pela internet, comprei também a Majirel 7.4.

Um detalhe importante é que a partir de agora, todas as vezes que pintei, pintei o cabelo todo. Como meu cabelo desbota para um ruivo natural hoje em dia e sempre que pinto a raiz tende a avermelhar, não tenho como fazer retoque só da raíz, afinal, ia ficar parecendo que fiz californianas né. 

Então quando eu escrever retoque aí em baixo, é a mesma coisa que dizer que colori o cabelo todo. 

Em 04.01.2014,  após aplicação da Amend 6.4 mais ox Yamá professional 40v. Foto com flash. Pegou bem mais, mas eu queria algo visível tanto no sol quanto na sombra. E na sombra, meu cabelo continuava pretinho, pretinho. Achei até que escureceu do que estava antes só com as luzes e desbotado da Majirel 6.4 Eheheheheeh

Em 21.01.2014 (sim 15 dias depois da primeira coloração), pintei o cabelo novamente com a mesma tinta e obtive o mesmo resultado. Como a Majirel 7.4 ia chegar, decidi que na próxima coloração, usaria ela. Em 06.02.2014 (apenas 15 dias novamente), pintei o cabelo com a Majirel 7.40. Não tenho nenhuma foto dessa época também, mas a cor abriu um pouquinho mais com a 7.4 e Yamá v40.


Nesse ínterim também surtei e cortei o cabelo em um chanel repicado (em 03.03.2014). Nessa foto, veja que sem iluminação, o cabelo está pretinho pretinho, mesmo com a Majirel 7.4.

Ah! EU MESMA CORTEI ASSIM! 

Ficou bonito né?! O motivo é que eu estava com quase 40 anos, uns bons muitos quilos acima do meu peso ideal (e eu tô na luta para perdê-los) e o cabelo grande me deixava achatada, como se não tivesse pescoço, sabe. Um negócio estranho, principalmente porque tenho só 1,66m. Não gostava do via no espelho.

Na verdade, acho que estou vivendo uma adolescência atrasada. Por mil motivos que não vale a pena falar, não tive uma adolescência tradicional, de me preocupar com a roupa da festa, o cabelo que ia usar, a maquiagem, o perfume, como chamar a atenção dos "gatinhos" etc e tal. Queimei essa etapa bonito. Tanto é assim que nunca usei maquiagem de verdade. Assim, serviço completo sabe. Perfume pra mim é pelo cheiro, se gostei ótimo, e não entendo nada de floral, adocicado, etc, que eu vejo minhas amigas falando. Já tentei usar rímel e delineador, mas acabo borrando tudo... kkkkkkkkk (e eu não tenho o tal do côncavo, com minhas sobrancelhas gordinhas e tal). Aliás, só agora as estou fazendo. Então, acho que por isso que estou tão empenhada em mudar a cor do cabelo... e todo o resto. eheheheheeheh!!!










Bom, voltando aos cabelos, duas fotos aí acima (Esquerda com flash, direita sem) da Majirel 7.4 em 18.03.2014, após pintar. Sim, eu continuava pintando a um intervalo de 15 em 15 dias.

E meu cabelo começou a sofrer. Veja que nessa foto, o cabelo parece ter crescido se comparado com o dia 3. Olhe de novo, e verá que o cabelo estava parcialmente liso na parte superior e os cachos só na ponta. A coloração estava detonando meus cachinhos e o cabelo né, mas a preocupação era os cachinhos.


Acho que foi nessa época que surtei de novo e sai pesquisando cosméticos. Como o cabelo tinha clareado e estava puxando para um castanho avermelhado, decidi dá um tempo na coloração e cuidar do cabelo. Vamos pesquisar? Descobri o cronograma capilar e comprei umas coisas básicas pra usar. Aboli o shampoo com sulfato nessa época.

De todo jeito, em 8 dias, meu cabelo já estava bem melhor. A foto acima é de 26.3.2014. Prestem atenção na cor do cabelo! Prestem atenção APENAS na cor do cabelo! Eu já disse para prestar atenção só na cor do cabelo?


Acordei nesse dia e quando me olhei no espelho (não reparem no ninho de rato) não acreditei na cor. A majirel 7.4, depois da 3ª ou 4ª aplicação finalmente tinha desbotado para um tom claro ao invés do castanho escuro quase preto lá do começo de março. Essa foto foi tirada sem flash, mas no banheiro iluminado.

Essa cor muito escura no dia da coloração e o clareamento com o desbotamento me acompanhe até hoje, só que em menor proporção. Como não descolori, o fundo preto ainda estava muito presente no cabelo. Ao usar a oxigenada com a tinta, os tons são levantados e acredito que no meu caso, para o famoso fundo de clareamento vermelho, que se soma ao vermelho da tinta e dá nessa cor de partida mais escura.

Nem me preocupei que tinha passado só 8 dias da coloração. A partir daí comecei a pintar o cabelo nos 30 dias regulamentares, mas ainda usando a Majirel e a Yamá 40v. Assim fiquei até julho de 2014, quando começou a me incomodar o desbotamento para o loiro dessa tinta, como da pra ver na foto abaixo de 22.07.2014 (com flash é verdade). O cabelo ficava dessa cor no sol. Se tem uma coisa que nunca quis ser na vida foi loira.

De todo jeito, a cor do meu cabelo abriu absurdamente com a Majirel. Aliás, essa tinta deve ter uma quantidade considerável de amônia porque em 10-15 minutos no máximo, já estava com a raiz num tom de vermelho acobreado. Por conta disso, é a tinta que menos tempo ficou no meu cabelo. Com 10 minutos eu já tava puxando pro comprimento e aos 35 tava tirando a tinta da cabeça.


Nessa época, voltei a pesquisar sobre tintas ruivas e descobri a marca Keune. Já falei dela em outro post, mas resumindo, usei a 7.44 dessa marca com ox 40 da Keune também. A tinta ressecou meu cabelo a tal ponto que ele virou palha. Não tenho fotos dessa época, porque no susto só queria saber de tirar a tinta do cabelo e salvar  o cabelo do estrago. Após conseguir amenizar o susto com a Keune, o bom foi que apesar do vermelho inicial, o cabelo finalmente desbotou para um tom castanho-alaranjado ao invés do loiro da foto acima.

Foi então que comecei a usar as tintas da Tec Italy e a partir daí, como o cabelo já estava bem claro, passei a usar o ox de 30. Quando eu finalmente decidir que tinta usar, vou ficar no ox de 20 dependendo do tamanho da raiz. Não tenho aqui as fotos, mas meu cabelo ficou Acaju acobreado com a 7.44 deles, que foi usada em agosto de 2014. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A cor ficou linda, brilhosa como só as tintas da Tec Italy são capazes de oferecer.... mas era Acaju acobreado! Pior que todo mundo amou. Aqui no condomìnio, as mulheres que me viam paravam para saber qual a cor. Em loja de cosméticos idem, ao ponto de em uma delas, uma vendedora pegar nos meus cachos para saber se era cabelo mesmo e ver a cor de pertinho. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Depois disso, em setembro, usei direto a 8.4 deles (ver foto abaixo), mesmo tendo uma 7.40 dando sopa aqui. Me apaixonei pela marca. Nem vou babar na qualidade das tintas deles porque já fiz isso em outro post. A tec italy desbotava como a keune, para um castanho alaranjado muito parecido com a cor real da Marina R Barbosa.

Em 21.09.2014 - Tec Italy 8.4 com 5 dias de aplicada.

O que eu fiz com a 7.40 e 7.44? Elas ainda estão aqui, mas vão virar banho de brilho já já.
.
Mas tem o comichão né. Em outubro, decidi fazer a coloração no salão. Tinha comprado uma Igora 8.77 e a ox de 30 deles. Após aplicação, como sempre faço, fiz a cauterização e o resultado vocês podem ver abaixo. Igualzinho a 8.4 da Tec Italy, então fiquei com duas opções de tinta, sendo que a Tec Italy tem 90 g de tinta contra os 60 g da Igora.

Percebam, na segunda foto, que foram feitas luzes também. A cabeleireira aplicou a tinta e lá pelas tantas aplicou descolorante por cima da própria tinta. Um negócio doido. Respeitar tempo de pausa? Ah deixa pra lá né!

Depois ainda perguntam porque muitas de nós prefere fazer as coisas em casa mesmo!



E essa cor sem descoloração nenhuma! Viu. Deu trabalho! Mas cheguei lá!

Se vocês olharem na foto da Tec 8.4, verão que meu cabelo estava bem abaixo do queixo. No dia que fiz essa coloração, pedi a cabelereira que cortasse "apenas as pontas". A gente não aprende né!

O cabelo escovado ficou bonito (foto acima), mas quando molhei e meus cachinhos voltaram, olhem a tragédia (foto abaixo). Quase um BC. Ela cortou muito. A impressão é que o cabelo sumiu! Perdeu volume... um negócio sem noção. Fiquei cabeçuda! kkkkkkkkkkkk

O cabelo ficou colado na cabeça, tive que reinventar toda a minha finalização para levantar essa raiz e melhorar a harmonia do cabelo com meu rosto gorducho.

Detalhe: a cabelereira tem cabelo cacheado. Mas porque eu não cortei seco? Com alguém especializado em cachos?  Porque EU estava com preguiça! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tá de brincadeira? Em Aracaju? Nunca que a gente vai achar um profissional assim. Bem afortunadas aquelas que moram em SP, que tem um Floreal, Lunablu ou RedDoor a um metrô de distância!

Tá vendo  porque eu mesma gosto de cortar meu cabelo! E corto muito bem obrigada, como vocês viram acima. Agora tô deixando crescer para mandar ver na tesoura de novo e refazer meu chanel.


Acha que acabou. Não acabou não! Essa coloração aí foi feita em 06.10.2014 e pela primeira vez fiquei 2 meses sem colorir novamente. Abaixo uma foto da Tec Italy do dia 09.02.2015. Vejam que mantive a coloração da Igora com Tec 8.4, mas se olhar direitinho, a raiz está mais avermelhada que o comprimento.

Isso ocorreu (e piorou) por conta da Igora. Esperei os dois meses do desbotamento porque o desbotado da Igora foi lindo, mas a raiz ESCURA do meu cabelo foi crescendo né. Nem me importei com ela naquele momento. Como poderia imaginar que ela me traria problemas?

A verdade é que, em dezembro, ao pintar os fabolosos 3 dedos de raiz escura com a dupla Tec 8.4 e ox 30 da mesma marca, que não agride o cabelo, mas também não clareia essas coisas todas, a raiz ficou avermelhada (devia ter usado a ox de 40).

Na coloração em janeiro, o problema aumentou, mas felizmente, meu cabelo cresceu pouco entre janeiro e fevereiro, e nesse intervalo pela primeira vez dei um banho de brilho no cabelo com a própria 8.4 misturada com um tiquinho da 7.44 que ficou por aqui.

Quando chegou o momento do retoque em fevereiro meu cabelo estava como na foto abaixo. Perceba que a raiz na direita está bem escura. Quando fiz o retoque em janeiro, acho que não dei boa cobertura de tinta nessa região, e aí fiquei com essa parte avermelhada, que desbotou para um castanho escuro. Tragédia!


Em 13.02.2015, fiz nova coloração. Só que dessa vez fiz uma mistura de 8.4 (36 g) com 8.3 (24 g) da Tec Italy com ox 30 da mesma marca para tentar amenizar o problema da raiz.

Gente! Essa mistura deu uma cor de partida absolutamente linda! Brilhante, etc, mas ao desbotar... Vejam como está meu cabelo hoje, 11.03.2015. A cor toda desigual, com uma raiz mais escura e avermelhada (ou acastanhada) e algumas mechas no mesmo estado.

Não sei o que houve mesmo. Então vou usar a Tec italy 8.4 com a ox 40 na próxima coloração e depois posto aqui o resultado.


Bom é isso! Longo caminho né? Mas valeu muito a pena mesmo. Acredito que devo ficar com a Tec Italy 8.4 ou Igora 8.77 (não sei ainda qual das duas, vai da disponibilidade) e usar as outras tintas que tenho (Tec 7.44, 7.40, 8.3, 9.3 e 9.33) para fazer banho de brilho no cabelo (puras ou em misturinhas).

10 comentários:

  1. Em que site você encontrou a tinta da Tec Italy? Pinto com a 7.40 e não aguento mais ter que ir todo mês ao salão. Sou de Fortaleza e não encontro a bendita em lugar algum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tec Italy eu comprei no Mercado Livre. O vendedor chamava Hair Secrets, só não sei se ainda estão por lá, porque faz tempo que não compro tinta.

      Excluir
  2. Em que site você encontrou a tinta da Tec Italy? Pinto com a 7.40 e não aguento mais ter que ir todo mês ao salão. Sou de Fortaleza e não encontro a bendita em lugar algum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei a primeira vez no mercado livre, mas infelizmente, eles apagam o histórico de compras de tempos em tempos e não sei o nome do vendedor. Em loja, tem a hairsecrets (acho que eles vendem no ML também) e a halfi cosmetics.

      Excluir
  3. ESSA TINTA É VENDIDA APENAS EM SALÕES DE BELEZA, REPRESENTANTE AÍ CHAMA-SE SÉRGIO BENEVIDES. PRODUTOS MARAVILHOSOS !

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Eu pintei meu cabelo de preto a um tempo atrás e agora quero pintar de vermelho, mas a cor não está pegando, (esse vermelho que pintei é 6.66 da nutrisse), ainda está escuro meu cabelo. O que devo fazer pra cor pegar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Desculpas pela loooonga demora em responder. Muuuito trabalho. Não tem muito o que fazer nesse caso. Você terá que soap cap/descolorir/dekap color (descapar) para remover o preto e só então pintar com outra cor. Cheguei a comprar um dekap color, mas não usei porque atingi a cor que queria com o produto da Tec Italy (decor art). Você pode fazer em casa com esse produto, que achei excelente. Tem resenha aqui. Mas dependendo de quantas vezes você pintou de preto talvez um descolorante normal seja mais vantajoso. Acho que aí é melhor ir no salão.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de ver a última foto que você está com a 8.4. Estou atualmente com a 7.44 no cabelo e pretendo desbotar para colocar a 8.4, quero chegar naquele ruivo acastanhado levemente loiro, sabe se com essa tinta é possível? Adorei a foto que colocou com a 8.4. Ah, vou usar ox de 30. Por favor, me diga se é o ideal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você está com a 7.44 e vai desbotar ela bem, acredito que a 8.4 com Ox30 pegue porque é apenas um tom mais claro de diferença em cima da base que você já tem (7 para o 8).

      Excluir