sexta-feira, 6 de março de 2015

Meus cosméticos de cabelo - o que não gostei

Com a coloração, me dei conta que precisa cuidar do meu cabelo para além do shampoo, condicionado e creme de pentear, que era o que eu usava no meu cabelo até então. Tudo coisa de farmácia/supermercado... e tinha cachos maravilhosos! Uma vez perdida, eu fazia um hidratação. Meus cachinhos eram lindos pela graça divina mesmo. kkkkkkkkkkk

Primeiro quero dizer que desde que montei a listinha do Post 6, testei uma infinidade de produtos, buscando o BBB e que fosse efetivo no meu cabelinho. No meio do caminho, ganhei consciência do que usar, sobre ler os rótulos e que nem sempre produto famoso (e/ou caro) é bom pro meu cabelo. Joguei muita coisa no lixo também.

Depois vou contar um pouco do estado do meu cabelo. Mesmo antes da coloração, tinha um cabelo cacheado fino e preto, embora uma das cabeleireiras que já cuidaram do meu cabelo dizia que é castanho escuro, tipo 3A-3B e extremamente seco, mas não danificado.

Hoje, meu cabelo é ruivinho natural (eu acho), tipo "sou negra sim, meu bem, mas devo ter algum parente irlândes na minha linhagem. E daí?", a textura 3A-3B se manteve, mas em alguns partes ganhei fios ondulados, acho que pela coloração. O cabelo continua fino e agora mais propício ao frizz que antes.

O fio ficou mais seco ainda e obviamente é um fio bem mais danificado, sendo que tem um mecha inteira que, acredito eu, só a vítima T salva. Só não cortei para não ficar com aquele burraco no cabelo. Então tenho tratando esse trecho com muita massagem na aplicação das máscaras, para evitar que o dano se espalhe para o cabelo novo que cresce, e vou aparando a medida que o cabelo vai crescendo.

Portanto, meu cabelo precisa de produtos muito hidratantes e nutritivos para manter sua saúde, além, obviamente, de produtos que tragam proteção pra cor.

Absolut Repair:  Contei AQUI.

Amazonian Oil: Nenhum defeito no óleo. Só meus cabelos que não gostaram mesmo. O óleo é grosso e pesou nos meus fios. Efeito bem parecido com a umectação com azeite de oliva. Meu cabelo detesta! Fica pesado, sem vida.

Produtos Dove: Embora não tenha usado produtos desta marca, recentemente, não posso deixar de mencionar que usei uma linha de cabelos deles, a um bom tempo atrás, e simplesmente detonou meu cabelo todo. Ressecou a nível de coloração e algumas partes do cabelo quebraram inteiras. Tem uns 15 anos isso e foi a primeira vez que investi em produtos caros para corrigir o problema, e evitar a vitamina T. Há uns 4 anos voltei a usar os produtos de outra linha deles, mas fiz teste de mecha antes. O mesmo resultado da primeira linha. Desisti dos produtos da marca.

Neutrox: Igual os produtos Dove. Tem uns 15 anos também.

Produtos Deva: Já seguia a rotina no/low poo por um tempinho quando testei os produtos. Só gostei do shampoo e do condicionador. Joguei a máscara e o Angell no lixo sem dó nem piedade. Ainda bem que comprei aqueles kits de viagem e foi menos prejuízo (exceto na máscara).

A máscara deixava o meu cabelo super ressecado, e olha que usei ela de todas as formas possíveis daqui até Asgard. Entre shampoo e condicionador, depois do condicionado, com o cabelo super-mega-ultra-encharcado de água. Nada fez funcionar e ainda ressecou. Parecia que a cada aplicaçao a máscara roubava a saúde dos meus fios.

O Angell, usei uma vez, e não gostei do resultado no meu cabelo, já que ele também ressecou, mesmo sendo usado em cima do meu creme de cabelo.

De acordo com os blogs na net, é preciso esperar que o cabelo se acostume com os produtos. Oi? Ou o produto faz efeito ou não faz. Não tem isso de esperar. Tenho mais o que fazer do que ficar rezando, contando com a sorte, de que o produto pode em "algum lugar do futuro" funcionar.

Bom. Mesmo assim, não continuei usando os produtos que gostei, mesmo com o efeito maravilhoso que eles davam nos meus cachos, já que eles contém substâncias que a meu ver não deveriam fazer parte de sua composição até pelo apelo no poo, cuidado saudável com os cachos e blá blá blá.

O primeiro deles é a a  Diazolidinyl Urea que é um liberador de formaldeido (o bom e velho formol). O que faz um liberador de formol em um produto voltado para cabelo cacheado, não importa as outras propriedades que ele possa ter?

Bom, tem ainda o Iodopropynyl Butylcarbamate, que é um pesticida. O que faz um pesticida na composição de um produto cosmético com o apelo dos produtos Deva, sendo que isso vai depois parar no meio ambiente, contaminar lençol freático, etc, etc, etc? Nem vou me alongar muito, basta ler aqui na Wikipedia...  http://en.wikipedia.org/wiki/Iodopropynyl_butylcarbamate

Por fim, tem a DMDM Hydantoin, que age como antimicrobiano, liberando... formaldeído!

As poucas vezes que isso foi apontado, a maior parte das usuárias colocou que tem a questão das quantidades, que devem ser mínimas e blá blá blá. Gente! Não existe isso! Pode ser mínimo, mas se tem um monte de gente usando, o resultado global é um desastre. Tá aí a destruiçao da camada de ozônio para provar.

É igual a polêmica dos batons com chumbo, que muita gente se prende na questão da quantidade permitida, mas ninguém menciona que o chumbo é bioacumulado e é capaz de romper a barreira sangue-cérebro e ficar acumulado na nossa massinha cinzenta. Sugiro ler sobre a proibição do uso chumbo tetraetila na gasolina e os efeitos (basicamente demência) que ele causava nos frentistas.

Existem muitas marcas, a própria Surya incluída, que não carregam em seus produtos orgânicos, veganos e similares, esse tipo de substância.

Manteiga capilar Maria da Selva: tive uma reação alérgica ao produto. Usei no cabelo e coçou até dizer basta. Não é culpa do produto. Talvez funcione para outras pessoas, mas pra mim não deu. Acabei jogando a máscara no lixo.

Surya Shampoo Fixação da Cor: Mesmo não tendo sulfato, funciona como se tivesse no meu cabelo. Remove toda a proteção do fio e deixa meu cabelo palha pura, igual a se tivesse passado shampoo antirresíduo. Vou usar até o fim com esta finalidade, até porque uso para remover coloração do cabelo logo após a tintura e antes de iniciar os tratamentos de recuperação. Mas não pretendo comprar novamente. 

Produtos Lola:  Todo mundo já deve ter ouvido falar dos produtos desta marca em vários blogs de cacheadas. Todo mundo já testou alguma coisa para o nosso cabelo. No meu caso, testei tanto Morte Súbita quanto Dream Cream, além do shampoo, condicionador e creme de pentear da linha Creoula.  Affff... dinheiro jogado no lixo!

Ambas as máscaras ressecaram meu cabelo a tal ponto que após o segundo uso, fiquei com medo de usar os produtos e joguei no lixo. Usei como manda o fabricante e também meus 30 min usuais e de nenhuma forma tive qualquer resultado minimamente decente. Nem a Tec Italy ou a Igora, que são colorações, ressecam meu cabelo do jeito que ocorreu com esses produtos.

Na linha Creoula, que chegou na sexta dia 6 e testei no sábado, o shampoo teve resultado igual ao shampoo fixação da cor de Surya, mesmo não tendo sulfato. O condicionador agiu como se nada tivesse passado na cabeça e não removeu todo o estrago do shampoo Creoula. Ficou igual a se tivesse acabado de finalizar uma coloração com a Tec Italy ou Igora (que não deixam meu cabelo feito palha). Aqui fiquei mais decepcionada porque meu cabelo adora tudo de côco. Faço umectações com esse óleo e meu cabelo ama.

Uma grata surpresa foi o creme de pentear Creoula. O resultado? Um escândalo de maravilhoso! Fazia tempo que não tinha cachinhos tão definidos. Mas... e sempre tem um mais né mesmo... infelizmente, igual a Manteiga Maria da Silva, irritou meu couro cabeludo. Ficou coçando de ontem a noite para hoje e a 20 minutos atrás tive que lavar o cabelo com o Surya fixação, tô agora com a Moi Moi no cabelo e daqui a pouco vou fazer reconstrução.

De novo, não digo que os produtos são ruins, mas os meus cabelos/couro cabeludo definitivamente não gostaram. E são eles que mandam né.

Um comentário:

  1. Até que enfim alguém que me entende! Comprei o creme se pentear Creoula achando que eu tinha feito um bom investimento, dinheiro jogado fora! Meu cabelo não gostou.

    ResponderExcluir