quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Star Wars - O Despertar da Força

Tenho quarentinha né!

Isso dito! É claro que fui assistir o novo Star Wars!

Só tem uma palavra para falar do filme. Fantástico!

Óbvio que vou escrever sobre o filme. Já viu? Se não, melhor não passar da linha abaixo.

SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER
SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER
SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER
SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER

De resto, senta lá que lá vem conversa!

Sabe quando você fica anos sem ver um amigo e ai o reencontra e é como se nada tivesse mudado?
É essa a sensação ao assistir Star Wars - O Despertar da Força (ODF), pelo menos se você é fã de Star Wars.

Não que não haja problemas, mas é um reinício bastante sólido. Não acho que esse filme tenha tido a pretensão de ser algo novo porque o enredo contado (momento julgadora de escola de samba) mostra que o filme é só um espécie de conexão entre o Retorno de Jedi (ORJ) e o que virá mais a frente.

Só vou dizer aqui que a Vingança dos Sith ainda continua sendo meu filme favorito da franquia inteira.

Qual a história aqui? Após a queda do Império ao final de Retorno do Jedi, os do lado negro da força que sobraram se uniram e fundaram a tal da Primeira Ordem (qualquer lembrança de Ordem 66 também é você que está vendo). Há um Imperador Palpatine Líder Supremo chamado Parallax do filme Lanterna Verde Snooke que tem seu Darth Vader de estimação, no caso Kylo Ren.

O filme começa apresentando o que pode vir a ser o novo trio de amigos na nova trilogia e um novo robozinho.

Posso dizer que amei, amei, ameeeeeeeeeeei BB-8! Eu quero um BB-8 pra mim!

Só mesmo em Star Wars a gente tem robôs, que são robôs, e que conseguem expressar reações humanas tão bem que a gente na platéia consegue entender. As expressões humanas do BB-8 para desconfiança são muito engraçadas. Sinceramente, para mim foi a melhor parte do filme em termos de novidades.

Considerando as três caras novas, temos Rey, uma catadora de lixo que foi largada no planeta Jakku e qualquer semelhança com Tattooine é só você que tá vendo. Que nome sugestivo! Aliás, eles sempre acham um nome que em português é assim. Lembram do Conde Dooku?

O filme começa com ela dentro de destroços do que parece ser um Star Destroyer imperial. A partir daí somos apresentadas a várias referências ao antigo Império e aos filmes da primeira trilogia, principalmente os usados em ORJ. Mais uma coisa para estabelecer que ODF é um filme de transição.

A garota vive de catar lixo destes restos do Império para vender e conseguir seu sustento. Ao contrário de Anakin e Luke, que nos foram apresentados com família, ela tem ninguém no mundo, embora durante a visão, ela foi deixada em Jakku com alguém que a gente houve a voz, mas não vê.

Em dado momento, é oferecido a ela uma bela grana para vender BB-8, mas ela, que já tinha ouvido falar dos Jedi, Han Solo e cia, e sabia da missão de BB-8, acabou por se negar a vender o robozinho.

É uma apresentação de personagem interessante porque nos informa do compasso moral da personagem, nos mostrando que ela sabe o que é certo e errado e também serve para explicar como Rey sabe tanto de elétrica e eletrônica para consertar a Millenium Falcon e depois mexer na nova Estrela da Morte.

Sim! Depois de duas Estrelas da Morte imperiais destruídas pela Aliança Rebelde, a Primeira Ordem não aprendeu a lição e construiu outra estrela da morte. Dessa vez, eles transformaram um planeta numa estrela da morte, sendo que o canhão é movido a energia solar.

Sim! Star Wars também é sustentatibilidade!

O outro protagonista é Poe, melhor piloto da Resistência e encarregando de levar pra eles as cópias de um mapa que indicaria para onde fugiu Luke. Sim, gente! Luke fugiu!

Sendo curta e grossa, Kylo Ren, filho de Lea e Han Solo, era estudante do Luke, se converteu ao lado negro da força e destruiu os Jedi de novo. A dose mais alta de fluoxetina não foi suficiente para Luke lidar com a depressão e ele deu uma de Yoda/Ben Kenobi e foi se exilar nos confins do Judas.

Os homens dessa família Skywalker! Se fosse mulher de um Skywalker, ficaria preocupada em parir garotos nessa família! kkkkkkkkk

Poe é capturado no planeta Jakku por Kylo Ren, mas antes consegue entregar os mapas que ele recebeu de Lor San Tekka (Max von Sydow em um raro papel de gente do bem, adoro!) ao BB-8, que acaba encontrando Rey no deserto. Qualquer semelhança com o plot que nos apresentou R2-D2 lá em Uma Nova Esperança (UNE)... é só você que está vendo.

Durante a captura de Poe, os moradores da vila são mortos a queima roupa sob ordens de Kylo Ren. Um stormtrooper em especial não consegue cumprir estas ordens.

Poe é levado a um destroyer imperial onde é interrogado por Kylo Ren usando a Força e acaba entregando que o mapa está com BB-8. Cabe aqui dizer que o mapa está incompleto, a parte restante está de posse de R2-D2, que se recusa a funcionar desde que Luke fugiu (ou entrou em modo de baixa energia como eles dizem no filme).

Poe é salvo pelo stormtrooper defeituoso, que é negro, não tem nome e Poe o apelida de Finn. Uma jogada de mestre aqui! É uma bela representação das nossas questões sociais, onde negros acabam compactuando com a opressão de outras minorias. Nesse caso, o negro se sentiu incomodando com a morte da minoria indefesa de pessoas naquele vila e não quis compactuar com isso.

No fim das contas, Finn captura Poe para que ele o ajude a cair fora da Primeira Ordem. Eles fogem num caça TIE, mas acabam sendo abatidos e caindo de volta em Jakku. Finn vai parar na mesma vila que Rey está com BB-8 e eles acabam sendo atacados por caças da Primeira Ordem em busca do robozinho. Poe acaba encontrando seu caminho de volta para a Resistência e só é visto novamente no fim do filme na hora da batalha.

Aliás, quando Poe e Fin se reencontram, trocam um abraço bem remanescente do que Han e Luke trocaram quando eles chegam no hangar da Aliança Rebelde no fim de UNE. Eu achei forçado já que eles ficaram juntos por apenas alguns minutos, mas tudo bem.

Ah ha ha! Melhor parte! Para a dupla Rey e Finn fujir do ataque em Jakku, adivinha o que eles usam? Ah ha ha! A Millenium Falcon! Sabe aquela sensação de "é bom estar de volta"? Exatamente isso!

Mais na frente, é dada uma explicação meia-boca sobre o porque a MF estar em Jakku sendo tratada como ferro velho. Um assaltante roubou a MF de um assaltante que roubou a MF de Han Solo. É? Explica aí como Han Solo conseguiu se deixar ser roubado?

Ah! Ele diz a famosa frase "I have a bad feeling about this"! Vai lá no Google traduzir não lembro mais qual a tradução para isso usada nos filmes dublados!

De todo jeito, a MF é capturada por um cargueiro que é de... de... de... Han Solo e Chewbacca os próprios!

Parece que depois da traição de Ben Skylwaker, AKA Kylo Ren, não foi só Luke que fugiu, mas o casamento de Lea e Han Solo parece ter implodido.

Sendo concisa, depois de uma invasão do cargueiro (numa sequência totalmente dispensável), Han, Chewie, Rey, Finn e BB-8 fogem e vão parar num bar (fiquei esperando ver Greedo a qualquer momento) cuja dona está de possessão do sabre de luz que foi de Anakin e Luke.

Um negócio legal aqui é que via Maz kanata (a dona do bar), foi meio que reestabelecido que a força é esse poder que liga todas as coisas. Nem uma menção de midclorians! Graças aos céus!

O sabre 'chama' por Rey que o encontra e ao tocar nele tem um visão assustadora do futuro, incluindo de quando foi deixada em Jakku. Ela foge assustada. A dona do bar mostra o sabre para Han e Finn e manda que eles entreguem o sabre para ela.

Ainda durante essa parte do bar, a Primeira Ordem decide exibir sua arma letal, capaz de destruir vários planetas inteiros a longa distância e de uma vez só. Eles usam a arma e destroem Coruscant, a capital da República, além de outros planetas, que eles sabem estar ajudando a Resistência.

Han Solo oferece um emprego a Rey como nova integrante da equipe da MF. É tão engraçado o jeito que os dois completam a frase um do outro ao consertar a MF. Os dois atores tiveram uma excelente química aqui.

Também fica muito óbvio, se não tinha ficado óbvio com a Rey pilotando a MF, que Han Solo não vai passar de ODF no universo SW.

No ínterim, o bar é destruído por Kylo Ren e stormtroopers que chegam perseguindo BB-8. Kylo Ren vai atrás da garota que ele tanto ouviu falar, eles lutam na floresta e ele usa a força para derrotá-la e levá-la para um destroyer para interrogação, já que ele viu que o BB-8 tinha mostrado a ela (Han e Finn também) o mapa para Luke Skywalker.

Agora, as coisas ficam interessantes para nossos novatos. Durante o interrogatório, Kylo Ren descobre que a garota que ele perseguiu também tem a força. Lá pelas tantas, Kylo Ren tira a máscara e... ô decepção!

Sinceramente, enquanto vilão Kylo Ren é uma mistura do Anakin (ele tem umas crises de raiva muito engraçadas), Darth Vader (uso da força) e Darth Maul (a roupa e a vibe dele lembram muito o Sith), o ator escolhido para o papel por favor!

Os atores que fazem Rey, Poe e Finn tem atuações muito boas. A atriz de Rey claramente mostra semelhanças com as outras mulheres Skywalker, tanto Padmé quanto Lea, incluindo com uma pistola na mão.

Já o ator de Kylo Ren, enquanto Kylo Ren é ótimo, mas sem a máscara... parece mais um adolescente de 15 anos. Mais emo impossível!

Além disso, detestei que ele tirou a máscara nesse momento. A mágica do Vader era justamente o fato de que nós não tínhamos idéia do rosto dele. Ah! Mais você não viu a lista de atores no IMDB? Não! Gente! Tudo o que eu sabia de SW-ODF foi quando estrearia. Hoje procuro me manter longe de spoilers de filmes que me interessam.

Han e cia acabam indo pro planeta onde a Resistência reside. Daqui pra frente é UNE tudo de novo. A Primeira Ordem descobre o planeta, prepara a estrela da morte para destruí-los, a resistência manda um grupo de caças e a MF para destruir a estrela da morte, atirando em sua principal fraqueza.

Ao longo do filme, é mostrado que Kylo Ren quer completar o legado de Vader (o mesmo que Vader rejeitou no fim das contas). Ele vive sentindo o lado branco (se tem o lado negro...) da força o chamando e é convencido pelo Snooke que ele precisa eliminar toda forma de sentimento.

O idiota traduz isso como matar o próprio pai. Han Solo e Kylo Ren se encontram numa benedita plataforma (pessoas, ficam longe de Skywalkers em plataformas!) e tem uma conversa em que Han tenta convencer o filho de que ele ainda pode se regenerar.

Kylo diz a ele que vive em dor e que só há uma solução para o problema. E aí impala o Han com seu sabre, enquanto Chewie, Finn e Rey assistem sem quase nada poder fazer.

Chewie ainda atira em Kylo, o que o incapacita e é essencial para a luta que ele terá com Rey. Mesmo sem treinamento, ela consegue usar a força e derrotar Kylo Ren. Eu acredito que ela só não matou o sujeito porque uma fissura se abriu entre eles dois, os separando.

Óbvio que a cena tá mais pra Luke x Vader em ORJ, em termos de coreografia, do que para a melhor luta de sabre ever no universo SW, que foi a luta do Anakin com Ben Kenobi em Mustafar.

Não precisa dizer que a estrela da morte é destruída no final né?

Daí, todos se reúnem na base da Resistência. Curiosamente, Lea e a resistência insistem tanto em achar o fujão Skywalker e no fim das contas é Rey e Chewie que vão em busca do Jedi desaparecido. O filme termina com ela oferecendo o sabre de luz a Luke Skywalker.


Minhas  considerações sobre os novos Skywalkers


Rey: fica claro que ela é muuuuuito poderosa, mais poderosa que Anakin até. Ela tem visões tal e qual Anakin tinha. Se sem treinamento, ela já fez o estrago que fez, imagine ao ser treinada. Snooke deve fazer igual a Palpatine e tentar convertê-la também ao lado negro da força. Não sei se nessa nova ordem, o aprendiz mata o aprendiz para se tornar o preferido (tipo Anakin fez com Dooku), mas há o potencial para termos outra luta similar a Vader e Luke no fim de RJ,

Também ficou claro que ela é uma Skywalker, resta saber filha de quem. Eu gostaria que ela também fosse filha de Lea. Já pensou o embate entre irmãos?

Mas ao mesmo tempo não vejo Lea abandonando um filho. Ela deve ser filha de Luke e a mãe largou lá em Jakku (tem que lembrar que no universo expandido, Luke se envolve com Mara Jade e tem filhos).

Kylo Ren: tem potencial para ser um grande vilão na nova trilogia, desde que eu não veja a cara emo dele. Gosto do fato de que ele tem ataques de raiva ao contrário do controlado Vader, mas aí a gente não sabe se Vader não os tinha quando recém mutado no pretão básico.

O fato de que ele matou o próprio pai, coisa que nem Luke nem Vader fizeram (matar um familiar), diz o qual distante de ser uma pessoa Ben está. Essa cena me causou a mesma revulsão que senti quando assisti o tal do Homem de Ferro deixar o próprio pai morrer na porcaria de filme do mesmo nome.

Eu fiquei curiosa sobre as razões que levaram o filho de nada mais nada menos que Lea e Han Solo, sobrinho de Luke, se converter ao lado negro da força, mas nada vai apagar a cena na plataforma e regenerar o sujeito aos meus olhos.

Eu já odeio o personagem. Então, nesse aspecto, missão cumprida. Sinceramente, espero que ele seja vilão até o final. Espero que JJ Abrams não me venha com uma Carminha para Kylo Ren.


Minhas broncas com o filme



Luke fugiu

Tomei bronca disso! Não consigo ver Luke Skywalker fugindo de nada! Muito menos deixando a irmã e o cunhado-amigo para lutar sozinha(o) contra uma nova ordem. Quero uma explicação já!

Primeira Ordem

Alguém precisa explicar pra mim como a PO conseguiu se fortalecer. Hora, ao fim de ORJ, o Império tinha caído. Lembro que durante a conversa com Luke, Palpatine disse que toda a sua força estava na emboscada contra as forças rebeldes.

Sobraram, claro, facções ativas, com armamento e tudo mais, mas como a nova República permitiu que eles se tornassem tão fortes?

Levou 3 filmes, na segunda trilogia, para a gente ver o exército e armas da então República, que viria depois a ser Império de Palpatine, e em apenas um filme a gente já vê uma PO toda trabalhada na artilharia?

Como a República permitiu que crianças fossem sequestradas para serem transformadas em membros do exército da PO?

Esse espaço de 20-30 anos entre ORJ e ODF tem que ser bem explicadinhos ao longo dos próximos filmes de SW.





quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Falando em carro!!

Como eu disse, tive três carros nos últimos 5 anos. Um Ford KA manual (o da 2ª geração) e dois Kia Picantos automáticos.

No final de 2008, tinha me inscrito na autoescola e decidi comprar um carro já que estava prestes a tirar carteira. Optei pelo Ford Ka e na época era lançamento dessa 2ª geração. Fui super bem atendida na CSS da Ford em Aracaju, não tenho do que reclamar. Sai de lá com um Ford Ka vermelho.



Quer dizer... uma amiga saiu. Como não tinha CNH, ela levou meu carro para minha casa. Ehehehehe

Bom, eu tive uma paralisia facial no rosto que atrapalhou minha vida em tudo em 2009, mas principalmente nas aulas de trânsito na auto-escola. No meio tempo, acabei tomando ojeriza da maldita embreagem.

Resumindo: carro praticamente parado na garagem por 1 ano (600 km rodados por amigos) até que eu tirasse a carteira em julho de 2010.

Rodei uns 4 meses com ele, mas não me adaptei à direção manual. Tomei ódio "Mortal Kombat" de embreagem porque tive que fazer o teste do Detran 4 vezes por conta dessa maldita.

Em outubro de 2010 comecei a procurar opções com câmbio automático.


  • A Ford só tinha o Focus: muito além do meu teto, que era 50 mil.
  • A Citroen tinha o C3: na época tinha a caixa automática muito mal falada, que vivia dando defeito
  • A Peugeout tinha o 207 (ou 206,5): tinha me decidido por ele, mas desisti depois de ver o crash test no Latin NCAP. Não ia gastar 50 mil em papel alumínio
Só me restou a Kia e o Picanto, que não tinha cogitado por ser importado. Tem todo aquele estigma (peça, mão de obra, revenda, blá blá blá), mas decidi encarar pelo menos um test drive.


Foi amor a primeira pisada! Em dezembro de 2010 sai da CSS com um Picanto vermelho, ainda o modelo antigo só a gaoslina. Nessa época, o Picanto já tinha sido reestilizado para o modelo atual, só que não tava chegando ainda no BR, e eu não queria esse modelo atual porque ele é flex.

Detalhe aqui é que vendi meu antigo Ka num verdadeiro "se vira nos 30". Dei carona para a filha de uma colega que elogiou meu carro (limpo, bem arrumado, sem arranhões, estado de novo, blá blá blá) e eu disse que estava vendendo porque tava trocando por ele. 

Na hora, ela disse que ficava com o carro. No outro dia, fechamos negócio. kkkkkkkkkkkkkkk

Fiquei 4 anos com esse Picanto (dez de 2010 a dez de 2014). Nunca me deu problema. Ninguém nem acreditava que o pequeno tinha só 64 cv e esse "poder" todo tava acoplado com um câmbio automática, que aliás era super esperto.

Só as revisões normais. Aliás, os preços das revisões não foram lá tão diferentes das revisões de modelos nacionais na mesma faixa de preço. Quando cheguei nos 10 mil km paguei R$278 pela revisão (20 mil km R$ 256 e 30 mil km R$ 576).  

Parece muito? Só que se eu ainda tivesse o KA e as revisões obrigatórias de 6 em 6 meses (as duas primeiras na CSS por conta da garantia), em 1 e 4 meses eu teria pago duas revisões do KA (10 mil R$ 148 + 20 mil R$ 258) e estaria a caminho da terceira (na época 650 reais). Ah ha ha!

Ou seja, Picanto: R$ 1346 em 48 meses, incluindo duas trocas de óleo extras a 118 reais cada uma na própria CSS (vendi com 32 km rodados). Ka R$ 1054 em 21 meses, só lembrando que eu teria 8 revisões feitas no Ka nos mesmos 48 meses (claro que não necessariamente na CSS)

Não estou fazendo propaganda, até porque agora tá bem mais caro em função da bagunça na economia, aumento do dólar, redução das vendas (e aí a CSS marreta na revisão). Estou sendo canguinha mesmo!

Tem que lembrar que as revisões na Kia dependem só da kilometragem. Rodei 1 ano e 4 meses para chegar nos primeiros 10 mil km (só fiz 1 troca de óleo nesse intervalo).

Porque mudei para o modelo atual então?

Não preso belezura, não preso estética, não preso preço de revenda, não preso depreciação, detesto a política de opcionais para tudo implantada na nossa indústria, MAS PRESO SEGURANÇA. 

Meu modelo antigo tinha e tem um belo conjunto de freios, mas eu queria um modelo com o ABS porque pego estrada para o interior de Sergipe de vez em quando. 

Dai optei por trocar pelo modelo mais novo aí em cima por ele ter ABS e 4 estrelas no Euro NCAP (só não foi 5 pela falta do isofix). Mais uma vez dei sorte porque não peguei o modelo com o facelift mais atual (foram 3), que é horroroso com um bocão enorme. 



O meu é esse aí de cima de cima com essa grade bem mais esportiva e integrada com os faróis de neblina. 

D-e-t-e-s-t-o aquele bocão preto na grade frontal de carros que a Ford inaugurou lá atrás com o Fiesta Rocam e que outros fabricantes incorporaram. Já viram a frente do novo HB20? Uma grade cromada naquele troço por favor!

Esse bocão me lembra cortejo fúnebre.

Tem 82cv e depois de 7 mil km rodados ainda não me adaptei com o conjunto câmbio-motor desse modelo. Tenho o pé pesado e já tava treinadinha com o modelo anterior. Pra ter a mesma reação super rápida que tinha no antigo, tem que pisar de leve. Eheheheheeh... mas eu chego lá.

Outra coisa que foi ruim logo no início foi o consumo. Nos primeiros mil km fiz 6-6.5 km/L. Agora, já depois da primeira troca de óleo, tá fazendo entre 8.5-9. Ainda não fiz a primeira revisão porque quase 1 ano depois de comprado (jan de 2015) ainda não cheguei nos 10 mil km.

Falam muito da revenda de carros importados. Vendi o meu dessa vez na própria CSS exatamente pelo preço que eu tinha ofertado a terceiros. Acho que um mês depois vi ele rodando igual novo (quando vendi tinha alguns arranhões na parte frontal) de nova dona, que mora aqui perto de casa. Outro dia, fui ao médico e quando estava saindo do local que estacionei, a nova dona chegou com meu ex-carro e usou a mesma vaga. Eheheeheheheheh

Agora pretendo ficar com esse modelo por um bom tempão, porque não vejo necessidade de trocar de carro igual troco de caneta para corrigir prova. Tipo 5 ou 6 anos, ou pelo menos até o ESP virar obrigatório. Ehehehehehehe

Perceberam que gosto de carro né!

Seguro de carro - muito penduricalho e muito caro!

Dirijo a pouco mais de 5 anos. Foram três carros e alguns seguros novos e renovados (Indiana e Porto Seguro). Daqui a pouco o seguro do meu carro atual vence e estava olhando opções pois estou pretendendo migrar da Porto Seguro.

Gente do céu!

Como tem penduricalho nos seguros! É carro reserva (CR), é proteção para o mercosul, é benefícios para casa... obviamente, tudo para deixar o seguro muito mais caro. Queria opções sem estas bugingangas que para mim não servem.

A única vez que precisei de carro reserva não tive direito porque não tinha 2 anos de CNH.  Outra coisa é que andei de ônibus 25 anos de minha vida e não morri por isso e, a menos que o carro reserva seja ilimitado, não vale a pena esse "benefício".

Por exemplo, se o CR é por 15 dias e seu carro vai ficar na concessionária (CSS) 2 meses esperando aquela peça "my precious" forjada na lava do Orodruin em Mordor, você só vai retardar em 15 dias a necessidade de:


  1. Andar de ônibus
  2. Alugar um carro por conta própria
  3. Pedir carona ao amigo/parente
  4. Comprar um helicoptero ou... 
  5. Pedir carona num helicarrier ou quinjet! 
Eheheheheeheheheheh... prefiro uma carona com o Thor, mas o quinjet já tá valendo!

Melhor sofrer logo de uma vez!

Eu quando deixo meu carro para revisão, vou é pro ponto de ônibus na frente da concessionária.

Proteção ao Mercosul? Hellllloooooo! Vou muuuuuuuito sair de Aracaju para fazer contrabando no Paraguai de Kia Picanto né?!

Os benefícios para casa? Consertar geladeira, fogão, ar condicionado? Pelo que tenho ouvido de quem usou, o serviço é só um quebra-galho. Para isso serve a assistência técnica das marcas, com ou sem garantia.

Sem contar que os serviços não estão disponíveis em todas as cidades (se for do interior então...). Outro dia quis usar um serviço de instalador de cortina da Porto. Não tem em Aracaju. E estamos falando de uma capital.

Em off: não sou ryyycaaaa, phyyyyyyna e elegante, mas confesso que em se tratando de eletrodoméstico/eletrônicos não gosto de consertar nada. Para mim é quebrou-comprou novo.

Além disso, não lavo, passo ou cozinho, mas uso uma furadeira e troco lâmpadas e tomadas como ninguém. Eehehehehehe

Nada como crescer numa casa com pai e 3 irmãos! A gente aprende "o ofício" na osmose!!

E ainda tem o porém de que meu carro está na garantia de 5 anos e só pode ser consertado na própria concessionária. Pelo que tive lendo, todas as seguradoras criam problema para isso quando a concessionária não é da "rede credenciada"... da seguradora, claro!

Se for pra passar raiva na hora de exigir o conserto na própria CSS da marca (nunca fiz qualquer coisa fora de CSS em meus carros) prefiro passar raiva pagando menos.

Mas qual seria meu seguro ideal


  • Cobertura contra roubo/furto,colisão e incêndio (em SP, inchente?)
  • Dano material e terceiros: 100 mil (carro popular no BR tá já chegando aí... ehehehehe)
  • Cobertura completa vidros/retrovisores/faróis (incluindo milha)
  • Assistência ao caro: guincho, chaveiro, assistência básica para trocar pneu e bateria
  • Sem carro extra
  • Sem benefício para casa (só porque eu sou o sexo frágil pô? magoada! kkk)
  • Sem cobertura mercosul



segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Delineadores!

Ainda não aprendi a usar delineadores. Devido as opções, comprei um líquido, um em caneta e um em gel.

O delineador líquido foi o primeiro que comprei. Um Liquidlast Liner da MAC que acabou ficando jogado na gaveta e depois dei de presente porque não consegui passar. Nas poucas vezes que tentei usar em casa (testando, testando, testando), não me deu alergia.


Ingredientes: isododecane, trimethylsiloxysilicate, Dimethicone, disteardimonium hectorite, sorbitan tristearate, ascorbyl palmitate, aaprylyl glycol, hexylene glycol, propylene carbonate, hydrogenated palm kernel glycerides, hydrogenated palm glycerides, phytosteryl isostearate, BHT, phenoxyethanol. Pode conter: mica, titanium dioxide (CI 77891), carmine (CI 75470), chromium hydroxide green (CI 77289), chromium oxide greens (CI 77288), ferric ferrocyanide (CI 77510), manganese violet (CI 77742), ultramarines (CI 77007), yellow 5 lake (CI 19140)]

Para ser sincera, cheguei a conclusão que nunca vou conseguir usar delineador líquido porque é preciso delicadeza. E delicadeza é coisa que não tenho. Ehehehehehehe

O próximo delineador que comprei foi a caneta delineadora carbon black da Vult. Aí já achei mais fácil de passar, mas ela não é tão pigmentada. Além disso, por não ser a prova d'água, não combina com meus olhos lacrimejantes, pele oleosa e olhos gordinhos com pálpebra caída.




Fonte: site da Vult

Felizmente, percebi isso ao testar em casa. Já pensou se é na rua!

Ingredientes: Aqua, Butylene Glycol, CI 77266(nano), Acrylates Copolymer, Glycerin, Beheneth-30, Sodium Laureth-11 Carboxylate, Phenoxyethanol, Sodium Laureth-12 Sulfate, Alcohol, Polysorbate 80, Sodium Dehydroacetate, Potassium Sorbate, C11-15 Pareth-7, Caprylyl Glycol.

Cheguei a fazer delineado com um pincel molhado em água e a sombra mais escura da paleta Bohemian Chic. Também ficou bom. Achei mais fácil de passar ainda.

Foi aí que decidi comprar um delineador em gel. Pesquisei muito e fiquei entre o Eye Studio Lasting Drama gel da Maybelline (que não vende no BR) e o Inglot AMC eyeliner gel cor 77. Acabei ficando com esse último.


Tenho me dado bem com ele. Não me deu alergia. É super preto! Tão preto e pegajoso, que dá trabalho para remover, mesmo com demaquilante bifásico! E isso nas minhas pálpebras oleosas!

Uso com um pincel fininho de um kit desses de 22 pincéis made in China e tá tudo ótimo.

Pense em betume (que é usado no asfalto), ele tem essa consistência. Queria achar sombras iguais a ele em termo de fixação. Na verdade, a Inglot tem sombras individuais, mas o preço não compensa. Eles não tem paletas.

Ingredientes:




Ainda estou em treinamento para acertar o traço nos dois olhos, que nunca saem nem próximo da igualdade. Sei que não vai sair igualzinho igualzinho, mas o meu ainda tá troncho, como a gente diz aqui no nordeste.

Mas eu chego lá.

Menções


Também pensei em usar o delineador caneta da Tracta para testar, mas quando li esse review aqui, vi que o terceiro ingrediente é o methylparaben. Sem contar que o primeiro é trietanolamina, o segundo o BHT e o quarto é o derivado da urea liberador de formol.

O que as pessoas passam perto dos olhos!

As canetas delineadoras Master Precise da Maybelline e da Koloss tem parabeno. Tem resenhas delas aqui e aqui.

Outro que parece interessante, mas confesso que não testei, foi a caneta delineadora da Toque da Natureza, que tem uma composição muito enxuta, não tem parabenos e tem ácido hialúrico (nunca vi nada parecido). Tem resenha aqui.


Meus primers!

Nos posts anteriores, falei que usei primers. Tenho apenas 3, um de boca, um de olhos e outro de rosto.

1, Nyx Base para sombra HD

Fonte: site Nyx

Pesquisei muito para comprar um primer de olho para pele oleosa. Esse foi super indicado, mas não funcionou pra mim. 

É um creme bege clarinho que some na pele depois de aplicado. Gente! Não é absorvido. Nunca seca! Mesmo tendo parabeno na composição, não tive reação alérgica a este primer.

Para mim, ele tinha que secar e deixar a pálpebra meio pegajosa para segurar a sombra. Prefiro usar a color tattoo.

Comprei um primer da NARS (Smudge Proof) e estou esperando chegar para poder resenhar.

Ingredientes: isododecane, talc, cyclopentasiloxane, disteardimonium hectorite, beeswax/cera alba, dimethicone, isohexadecane, trimethylsiloxysilicate, VP/eicosene copolymer, propylene carbonate, sorbitan sesquioleate, propylparaben. Pode conter: titanium dioxide (CI 77891), iron oxides (CI 77492, 77499, 77491).

2. Nyx Lip Primer cor deep nude



Tenho também um primer para boca. Comprei um quando comprei o batom Ruby Woo. Na época tava com a boca bem acabadinha, seca, com pelinhas, e tinha começado a usar hidratante labial (resenha depois). 

Sou péssima para beber água!

Como o Ruby Woo é o matte de todos os matte, decide comprar um primer para não usar diretamente na boca seca. Comprei esse primer, mas acabei não usando muito. 

Ao contrário do primer de olhos da Nyx, esse primer forma uma camada sobre os lábios que acabou dificultando, pelo menos na minha boca, o deslizar do ruby woo. Eheheheheh

Achei que reduziu o efeito matte também. Atualmente, tenho usado um hidratante da Nuxe (que vou resenhar depois) e deixei esse primer, por incrível que pareça, para passar como base de sombra. Funcionou melhor na minha pele.

Ingredientes: polybutene, octyldodecanol, isostearyl isostearate, isohexadecane, microcrystalline wax, diisostearyl malate, silica, Copernicia cerifera (carnauba) wax, pentaerythrityl tetraisostearate, polyethylene, jojoba esters, bis-giglyceryl polyacyladipate-2, caprylic/capric triglyceride, tocopheryl acetate, BHA, fragrance/parfum, coumarin, benzyl benzoate. Pode Conter: mica, titanium dioxide (CI 77891), iron oxides (CI 77491, 77492, 77499), red 6 (CI 15850). 

3. Primer de rosto Marina Smith by 2beauty


Fonte: site da Sephora

Em busca de um primer para o rosto, como sempre sem parabeno, esbarrei nesse da blogueira Marina Smith, com muitas resenhas positivas.

Aplico ele logo após passar o Bioré, então imagine o quanto a pele fica lisinha para o resto da maquiagem. Não tem aquela sensação de estar passando silicone no rosto, que o primer da Payot tem (usei uma amostra grátis).

Na minha pele, não fechou poros, mas aí tenho crateras lunares na cara. Ehehehehehehehe

Brincando, meus poros estão ficando com aparência mais fechada e esse primer tem ajudado a dar um acabamento pele de boneca no rosto.

Às vezes paro no primer, saio de casa e as pessoas perguntam se estou maquiada. Ehehehehehe

Confesso que ainda tenho curiosidade de usar o POREfessional. 

Vou chamar a atenção também da válvula pump. É o primeiro produto que tenho com esse tipo de abertura e achei ótimo. Tenho duas bases sem pump (Maybelline e MAC) e até usar o pump, a falta dele não me incomodava, mas agora... ehehehe

Ingredientes


Menção: Primer da Payot



Fonte: site da Ikesaki

Como disse acima, ganhei uma amostra desse primer. Não gostei. Parece que você passou graxa na cara. A vontade que dá é sair correndo para lavar o rosto.

Isso é justificado pela composição, que só tem silicone. 

Ingredientes: cyclopentasiloxane, dimethicone crosspolymer, cyclomethicone, parfum, alpha-isomethyl ionone, linalool.


Máscara de cílios!

Ah ha ha! Chego no que uso na maquiagem do rosto já já!

Depois das máscaras, ainda tenho que falar dos delineadores.

1. Maybelline Volum' Express lavável


Tenho cílios pequenos. Quando decidi que queria uma máscara de cílios, fui direto na Maybelline, que acho que deve ser a primeira máscara de todo mundo, já que dá pra achar em qualquer lugar.

Gosto das máscaras da Maybelline. Definem, alongam, dão volume e ainda são baratas. Nada melhor. A variedade dessas máscaras na Maybelline americana é de deixar a gente zonzo. Ehehehehe

As laváveis não tem parabeno na composição.

O problema é que nos meus olhos lacrimejantes não rola né. Tem que ser à prova d'água e por isso não dá pra usar Maybelline.

Essa da embalagem azul comprei meio que no susto porque não entendia nada de máscaras. Achei a embalagem bonitinha e comprei. ehehehehehehehehe

Ingredientes:

2. Maybelline The Colossal original à prova d'água


Como não sabia que tinha alergia a parabenos até então, acabei comprando a versão à prova d'água da amarelinha clássica The Colossal (mas não a super filme).

Não tem máscara que supere o efeito das Colossais!

Não precisa dizer o que houve quando apliquei nos meus cílios né. Alergia. Gente! A Maybelline pegou o estoque inteiro de parabenos que tinha e jogou nessa máscara! Tem nada mais nada menos que cinco deles!

Na época me liguei no fato de que a versão lavável não tinha me dado alergia. Coisa de cientista. kkkkk

Acabei comparando a composição  das duas versões e vi que as únicas diferenças eram os parabenos.

Fui na literatura científica e nos bancos de dados de cosmético e li sobre os riscos de alergias associados aos parabenos (além da discussão se eles são ou não cancerígenos).

Foi aí que conferi tudo o que tinha (lápis, sombra, pós) e vi que estas substâncias estavam presentes em quase tudo que me deu alergia.

Só pra testar, usei por alguns dias somente os produtos sem parabeno e não tive qualquer reação alérgica nos olhos.

Daí parti para buscar máscaras à prova d'água e sem parabeno. Como é difícil achar delas no BR! Como é difícil achar delas com efeito de The Colossal!

Ingredientes: Isododecane, cera alba (Beeswax) (Beeswax), C8 9 isoparaffin (aqua), disteardimonium hectorite, cera carnauba (Copernicia cerifera wax) (carnauba wax), water (Aqua), propylene carbonate, allyl stearate/VA copolymer, lecithin, silica, sodium polymethacrylate, hydrogenated jojoba oil, phenoxyethanol, PEG/PPG 17/18 dimethicone, ethylenediamine/stearyl dimer dilinoleate copolymer, ethylparaben, polyvinyl laurate, polyquaternium 10, soluble collagen, panthenol, propylparaben, isobutylparaben, methylparaben, butylparaben, Oryza sativa starch (rice starch), Pode Conter: CI 77499, CI 77492 (iron oxide yellow), CI 77491 (iron oxides), CI 77007 (ultramarines), CI 77891 (titanium dioxide), CI 77288 (chromium oxide greens), CI 77289 (chromium hydroxide green), CI 77742 (manganese violet), CI 77510 (ferric ferroxyanide), Mica

3. Bourjois Twist Up the volume cor noir prova d'água


Pesquisei muito sobre máscaras e acabei escolhendo esta, pois de acordo com alguns sites, ela não teria parabeno. Bom, a que veio pra mim tem parabeno.

Depois conferi no site francês da Bourjois e vi que a composição tem parabeno.

Assim mesmo, cheguei a usar. Ela me deu menos efeito alérgico que a Colossal, talvez por ter parabenos em quantidade menor (só tem metilparabeno).

Muito legal é o aplicador dessa máscara, que torce em seu eixo, permitindo que você alongue e dê volume, mas também separe os cílios, dando forma a eles.

Ingredientes:  aqua (water), CI77499 (iron oxides), paraffin, cera alba (beeswax), styrene/acrylates/ammonium methacrylate copolymer, Copernicia cerifera (carnauba) wax, stearic acid, palmitic acid, jojoba esters, polybutene, triethanolamine, hydroxyethylcellulose, phenoxyethanol, butylene glycol, polyethylene,sodium laureth-12, sulfate, methylparaben, PVP, panthenol, cellulose, propylparaben, ammonium hydroxide, sodium acetate, potassium sorbate, isopropyl alcohol, simethicone, tetrasodium edta, pearl powder, polysorbate 65, methylcellulose, tocopherol, sorbic acid, benzoic acid, sulfuric acid.

4. Bareminerals Flawless Definition prova d'água


Minha primeira máscara prova d'água sem parabeno. Uma decepção.

Parece que não tem produto no tubo. Você puxa e quase tem nada na escovinha. Essa é a primeira máscara que é preciso construir camadas para ter algum resultado.

Não precisa dizer que é uma bela perda de tempo ter que ficar esperando que ela seque bem, tipo uns 5 minutos, para só então passar outras camadas. Não rola isso pela manhã mesmo.

Além de tudo, não é essa pretura toda comparada com as outras desta lista que são pretonas.

Tenho usado ela porque já comprei mesmo, mas não comprarei novamente.

Ingredientes: isododecane, aqua, Copernicia cerifera cera, Euphorbia cerifera cera, cera alba, sorbitan stearate, behenic acid, ozokerite, nylon-12, VP/eicosene copolymer, trimethylsiloxysilicate, polyisobutene, isohexadecane, aminomethyl propanediol, smithsonite extract, Rhodochrosite extract, Malachite extract, Cucumis sativus oil, disodium edta, caprylyl glycol, phenoxyethanol, CI77499.

Dá pra ver que ainda não achei a máscara ideal. Assim como com lápis e sombra, ainda estou na busca. Tenho algumas versões da Natura e da TheBalm para comprar e ver se me adapto a elas.

Sombras para os olhos: individuais e paletas

Voltei!

Continuando as atualizações do que andei fazendo nos últimos 9 meses, além dos lápis para olhos e cuidado com a pele do rostinho, agora vou falar das sombras que já usei.

Não pretendo fazer review delas porque tem aos montes na net. É só pra apresentar mesmo.

1. Boticário: Quarteto de sombras Terra Bronze



Meu primeiro quarteto de sombras. Acho que o Boticário mudou a organização das sombras nos quartetos porque olhando lá no site deles, o quarteto que mais se parece com este é o Flower Rose.

As sombras são acetinadas e cintilantes. Não são muito pigmentadas e, pelo menos na minha pele, as duas de baixo quase não aparecem se não usar uma quantidade grande e um bom primer.

Apesar de cintilantes, o brilho é bem discreto e elas são usáveis durante o dia-a-dia.

Para variar, o site da Boticário não mostra os ingredientes do produto e eu perdi a embalagem.

Ingredientes: VOU FICAR DEVENDO!

2. Nyx Paleta Bohemian Chic


Depois da sombra da Boticário, fui atrás de outras paletas com pegada matte para usar no dia-a-dia.

Prefiro paletas à sombras individuais porque dá pra ter mais opções sem gastar, muitas vezes, os olhos da cara que se gastaria com cores individuais.

Como a quantidade de sombra é menor, também não há desperdício para o caso da sombra vencer antes de ser consumida toda.

Acabei vendo essa paleta num quiosque da Nyx que existia no Shopping Riomar e comprei por ela ser completinha.

Paguei 170 reais por uma paleta com cores de baixíssima pigmentação, mesmo como primer (HD da própria Nyx), principalmente se comparado com as individuais da Yes Cosméticos que cheguei a comprar. E ainda me deu alergia por ter parabeno na composição.

Vale considerar que tanto essa paleta como a do Boticário são muito interessantes para fazer aquela make "saí assim da cama". Eheheheheheh

Ingredientes de todas as sombras: Talc, bis-diglyceryl polyacyladipate-2, ethylhexyl palmitate, mineral oil/ paraffinum liquidum/mineral oil, dimethicone, magnesium stearate, silicon dioxide, propylparaben, methylparaben. Pode conter: ultramarines (CI77007), manganese violet (CI77742), iron oxides (CI77491, 77499, 77492), blue 1 lake (CI42090), yellow 5 lake (CI19140), ferric ammonium ferrocyanide (CI77510), mica, titanium dioxide (CI77891).

NE-1995 & NE-1995(bb14): talc, bis-diglyceryl polyacyladipate-2, ethylhexyl palmitate, mineral oil/ paraffinum liquidum, dimethicone, propylparaben, methylparaben. Pode conter: ultramarines (CI77007), manganese violet (CI77742), iron oxides (CI77491, 77499, 77492), blue 1 lake (CI42090), yellow 5 lake (CI19140), ferric ammonium ferrocyanide (CI77510), mica, titanium dioxide (CI77891).

Blush Shade R201: Talc, bis-diglyceryl polyacyladipate-2, dimethicone, silicon dioxide, magnesium stearate, ethylhexyl palmitate, mineral oil/ paraffinum liquidum, propylparaben, methylparaben. Pode conter:  titanium dioxide (CI 77891), ultramarines (CI 7707), iron oxides (CI 77492), red 7 lake (CI 15850), red 28 lake (CI 45410), yellow 5 lake (CI 19140).

Shade PB06: Talc, bis-diglyceryl polyacyladipate-2, dimethicone, ethylhexyl palmitate, mineral oil/paraffinum liquidum/Huile minérale, propylparaben, methylparaben, Pode conter: mica, red 7 Lake (CI 15850), yellow 5 lake (CI 19140).

3. Sombras individuais Yes Cosméticos


Cores purple star, golden soil e Silver

As duas primeiras contém glitter e a última metalizada. Vem muito produto nas embalagens.

Incrivelmente pigmentadas, tanto que é preciso tomar cuidado ao passar para não exagerar no make e ter que começar do zero. 

Aconteceu comigo! Gente! Estou começando! Ehehehehehe

Tem ótima duração se aplicada em cima de um primer (uso o HD da Nyx).

Infelizmente, tive alergia porque elas contém parabenos (methylparaben e propylparaben). Abaixo em ordem, as composições de cada sombra. Para quem não tem reação alérgica a estes produtos, é um excelente investimento.





Aliás, venho dizendo isso das últimas sombras também, mas é que quando comprei não sabia que o que estava me causando problemas eram componentes das sombras. Usava uma. Dava problema (lacrimejamento, ardência, coceira, sensação de areia no olho) e eu simplesmente trocava de marca.

Hoje já vi que, pelo menos em se tratando das marcas nacionais, todas utilizam parabenos em suas composições de produtos para os olhos (Boticário, Koloss, Dailus, Vult), com exceção da Natura.

Eu tenho olhos lacrimejantes naturalmente por conta de uma paralisia facial e se eu dormir mal também tenho alguns dos sintomas acima. 

Só fui perceber que podia ser por conta dos produtos quando tirei férias, passei a dormir melhor e tinha sintomas com essas sombras e não com as Color tattoo que tenho aqui. Cruzando resultados de máscaras de cílios, com dados da literatura e informações de bancos de dados de cosméticos, cheguei a conclusão que era por causa dos parabenos.

4. Maybelline Color Tattoo



Pomegranade
Bold gold

Ao contrário das outras, que são sombras em pó, estas são cremosas. Podem ser usadas sozinhas ou como base para outras sombras. Secam rápido e por isso são difíceis de esfumar... ou eu sou lerda. Eheheheheeh

Não acumularam nas minhas pálpebras gordinhas e caídas, mesmo sem primer por baixo. Não me deram alergia.

Tem uma certa cintilância, mas ela é bem discreta, principalmente na pomegranade. 

Ao contrário das outras, a embalagem dessas sombras é de vidro. Eu acho mais resistente, até mesmo para viagem. Já derrubei algumas vezes e não quebrou. Tenho as cores pomegranade e bold gold que mostrei aí em cima.

Ingredientes: cyclopentasiloxane, isododecane, polypropylsilsesquioxane, ceresin, cyclohexasiloxane, caprylyl methicone, synthetic fluorphlogopite, silica dimethyl silylate, disteardimonium hectorite, alumina, cyclomethicone, propylene carbonate, candelilla cera/candelilla wax, caprylyl glycol, C30-45 alkyldimethylsilyl polypropylsilsesquioxane, magnesium silicate, calcium sodium borosilicate, silica, tin oxide, calcium aluminum borosilicate, polyethylene terephthalate, acrylates copolymer, paraffin. Pode conter: mica, CI 77891 / titanium dioxide, CI 77491, CI 77492, CI 77499 / iron oxides, CI 77007 / ultramarines, CI 77000 / aluminum powder, CI 19140 / yellow 5 lake, CI 77510 / ferric ferrocyanide, CI 16035 / red 40 lake, CI 42090 / blue 1 lake, CI 75470 / carmine, CI 77400 / bronze powder, CI 77288 / chromium oxide greens, CI 77289 / chromium hydroxide green, CI 77742 / manganese violet, CI 77400 / copper powder, CI 77163 / bismuth oxychloride, CI 77510 / ferric ammonium ferrocyanide.

É isso. Atualmente só tenho usado a pomegranade durante o dia, já que estou sem sombra em pó. Estou de olho em paletas da Natura e a Balmsai da TheBalm. Dessa vez, pesquisei antes e vi que nenhum delas tem parabenos em sua composição.

domingo, 27 de dezembro de 2015

Cuidados para a área dos olhos

Bom, gente, você viram que eu descrevi o que faço para cuidar da pele, mas não tem nenhum creme de tratamento.

Isso ocorreu porque simplesmente não há nada que seja interessante para pele oleosa.

Já usei Renew, muito tempo atrás, mas achei oleoso e desisti. Outro dia tentei usar a linha Revitalift de L'oreal, igualmente sem sucesso, porque os cremes são oleosos. Já usei os produtos da Mary Kay, ideais para a pele oleosa, viu, mas cheios de parabenos e outras tranqueiras. A Mary Kay precisa se reinventar, pois os consumidores estão cada dia mais conscientes.

Só vou abrir aqui um parenteses para dizer que essa linha Revitalift é bapho! Usei acho que uns 15 dias, com boa vontade, mas os efeitos foram perceptíveis. Pele do rosto durinha, com aquele sensação de preenchimento que talvez só quem fez botox deve saber e sentir. Não que eu tenha feito botox, mas imagino que aquela deve ser a sensação. Pele lisa, poros reduzidos (junto com os outros cuidados que falei né).

Essa linha deve ser um espetáculo para quem tem pele seca.

Mas falei falei falei e não entrei no tópico.

Aos 41 não tenho rugas nas laterais dos olhos, bem no canto do "delineado gatinho". Se depender da genética da família, não as verei nesse local nem em tão... nunca! Eheheheheh

Em compensação, olheiras, bolsas e linhas embaixo dos olhos já existem. Pra cuidar tenho usado o Redermic R da La Roche faz 9 meses.


Esse creme reduziu um pouquinho minhas olheiras, mas nada que mereça maiores detalhes. Basta eu ficar uma noite sem dormir bem, que elas estão lá firmes e fortes.

Além disso, embora não haja indicação para passar nessa região, o creme cuidou da pele da pálpebra móvel e os vasinhos visíveis nesse local sumiram.

Tinha um repuxado, como se fossem dobrinhas, na pálpebra do olho direito, em virtude de uma paralisação facial que tive 6 anos atrás. O creme também ajudou a reduzir o aparecimento dessas dobrinhas toda vez que eu sorria ou arregalava os olhos, claro que junto com a massagem feita no local.

Não tive alergias nem irritações em qualquer das formas de aplicação.

E como dura esse negócio! Agora que chegou na metade.

Sobra tanto creme que estou fazendo outro uso inusitado. Tenho aplicado o Redermic R para área dos olhos também na região da bochecha e no nariz. Junto com a dermoabrasão, esse tratamento tem ajudado a fechar significativamente os poros dessa região (a tal da Zona T).

Confesso que já fiz uma listinha de outros cremes para a área dos olhos para testar.

Ingredientes: aqua/water, isocetyl stearate, glycerin, octyldodecanol, propylene glycol, pentylene glycol, dimethicone, acrylamide/sodium acryloyldimethyltaurate copolymer, cetearyl alcohol, dimethicone/vinyl dimethicone crosspolymer, caffein, isohexadecane, sodium hyaluronate, sodium hydroxide, retinol, retinyl linoleate, adenosine, ammonium polyacryldimethyltauramide/ammonium polyacryloyldimethyl taurate, caprylyl glycol, citric acid, polysilicone-8, polysorbate 80, phenoxyethanol.

Retinol: derivado da vitamina A que suaviza rugas, hidrata a pele, suaviza acne
Retinyl linoleate: derivado do retinol menos efetivo (de acordo com a Allure)
Caffein: estudos científicos mostram que esta substância previne o acúmulo de gordura nas células, daí sua utilização contra as bolsas em baixo dos olhos, que muitas vezes são apenas depósitos de gordura. Além disso, há registro de que a cafeína combate as rugas.
Sodium hyaluronate: derivado do ácido hialurônica, penetra a pele facilmente, indo se depositar na mesma. Ele se liga a água e assim preenche a pele. Esse ácido é encontrado naturalmente na pele e a diminuição da sua quantidade é o que provoca o aparecimento das rugas, perda do viço, etc.
Adenosine: a adesosina é um dos nucleosídios que constituem o DNA (nucleosídio = base nitrogenada, nessa caso adenina, mais a desoxirribose). De acordo com a literatura, tem efeito anti-inflamatório e estudo científico mostrou que ela tem efeito na redução de rugas.

E os cabelos? Passam bem, obrigada!

Bom, gente!

Não posso deixar de mencionar o que ando fazendo com o cabelo. Dos posts anteriores, já sabem que meu cabelo agora é ruivo.

Desde março para cá, já fiz algumas modificações e algumas doideiras. 

Fiz o que jurei que não faria nunca, até porque meu cabelo não suporta literalmente pó descolorante, vá do mais barato ao mais caro. 

Queria um ruivo mais laranjinha e a tinta sozinha não tava dando conta. Daí... descolori o cabelo! 

E sem pó descolorante, usando um produto literalmente milagroso. O Deco Art da Tec Italy. Vou falar dele em um post só pra isso porque preciso baixar as fotos do celular e da câmera.

Também cortei os cabelos. Na verdade fui ao salão aparar as pontas do cabelo inicialmente, depois decidi cortar em um simples channel de bico, igual já tinha feito no meu próprio cabelo, sozinha, em casa. 

Bom... sai do salão com o cabelo escovado liiiiiindo! Cabelo de rica! Mas... 

Mas...

Mas...
 
Como nasci para ser cacheada, foi só molhar para ver o corte-desastre. Pensou no Zacarias, de Os Trapalhões?

Pois é! Ganhei um capacete curto totalmente reto. Ah ha ha! É cabelo! Cresce! 

Agora me pergunte porque prefiro fazer minhas coisas em casa mesmo?

Não estou mais pintando o cabelo todo porque a tinta já pegou no comprimento. Agora só faço retoque da raiz crescida (entre 45 e 60 dias) usando tinta super clareadora com dourado na fórmula (tenho usado a Tec Italy 903) porque aí já dá direto no ruivo (ox de 30). Faço a tonalização com ckamura  (2/3 de cobre + 1/3 de conhaque) misturado com máscara (uso a de hidratação head and shoulders). 

Nos dias que faço tintura também faço de uma vez só hidratação (moi moi), nutrição (mythic oil) e reconstrução (Joico Deep Reconstructor). Só com as máscaras mais bafônicas que tenho! 

Sem brincar! São 5 horas de salão em casa! Ah ha ha

Em termos de cosméticos para o cabelo, tenho usado:

1. Shampoo: tenho revezado o Curvaceous da Redken e o Loreal absolut control shampoo creme. Além disso, nos dias que faço reconstrução tenho alternado entre o Fixação da cor Surya (que ainda tenho em casa, mas que não vou mais comprar, porque ele age quase como um antirresíduo no meu cabelo) e o Inoar Macadamia (tenho que fazer uma resenha dele).

2. Condicionadores: tenho usado como co-wash, até acabar, o Fixação da Cor da Surya e o Inoar macadâmia (este último precisa de resenha), mas o Aussie Moist virou paixão. Troquei todos por ele! Preciso fazer uma resenha desse Aussie também.

3. Máscara de hidratação: além da Moi moi da L'anza (que uso a cada 15 dias), tenho alternado entre a Head and Shoulders hidratação (que também uso quando vou fazer tonalização) e a Aussie Moist 3 minute miracle. Amoooooo ao cubo! Esta última precisa de resenha, que ainda vou fazer.

4. Nutrição: continuo usando a Mythic Oil da L'oreal, alternada com a Elsevier Reparação total, a Fixação da Cor da Surya (que ainda tenho aqui, mas que não devo comprar novamente) e a Inoar Macadamia (comecei a usar faz pouco tempo e precisa de um resenha). 

5. Reconstrução: continuo com a K-Pak Deep Penetrating Reconstructor, que uso a cada 30 dias, e a Amend repositora de massa azul, que uso duas vezes por semana.

6. Estilização: creme de pentear recriador de cachos 72h da Fructis (muito bom, preciso resenhá-lo também), Lola Creoula creme de pentear e água de côco, Inoar Macadâmia creme de pentear (falta resenhar também, uso alternado com o Fructis), além do mousse da Giovanni, o Super Sculp de Paul Mitchell e o Curl Amplifier da Catwalk para uma preparação de festa ou quando quero cachos mais definidos.

Me aquietei mais em termos de comprar de tudo que vejo pela frente para o cabelo, mas ainda tem algumas coisas pra testar: a linha Divine Curls da Inoar, a linha para cabelo cacheado da Kah-Noa e a linha Curly Wurly da Lola.




Cuidados com a pele do rosto 4!


RESULTADO FINAL

Limpeza: Neutrogena Deep Clean gel
Esfoliação: kit dermoabrasão (apenas etapa 1) da Mary Kay
Hidratação: Hidratante facial anti-acne Clean&Clear e Effaclar MAT La Roche Posay
Proteção solar: Bioré perfect milk azul

Perceberam que não tem a etapa de tonificação?

Não achei nada que preenchesse meus requisitos. Se usar tônico com álcool, é efeito rebote na certa. Procurei por tônicos sem álcool e achei poucas opções. As que existem tem parabenos na formulação ou são difíceis de encontrar.

De todo jeito, tem da Natura  (loção adstringente anti-acne Faces), Body Shop (vitamina E) e Nuxe (gentle toning lotion with rose petals) que quero testar. Todos tem composição ok.

Cuidados com a pele do rosto 3!

Finalmente, no último post sobre o que faço para cuidar do meu rosto aos 41 anos, vou falar do que uso para proteger o rosto do sol.

Até os 40 anos, cuidei pouco da proteção solar. Primeiro por ser negra. A minha pele linda já nasceu pronta para me proteger do sol. Segundo, não sou lá chegada a praia, tanto é assim, que nem pra reveillon vou lá!

Eheheheheheheh!

Juro! Se contar nos dedos o número de vezes que fui a praia em 40 anos, vai sobrar dedo dos 20 disponíveis. Literalmente, evito o sol feito a praga. A coisa é tão feia que outro dia foi na loja da MAC no Aeroporto de Brasília comprar base e a mocinha, lá pelas tantas, disse que eu tinha a pele do rosto mais clara que o corpo (mico total!).

Aliás, ainda falo dessa experiência nessa loja da MAC.

Como mencionado em posts anteriores, saio de casa muito cedo e pego pouquíssimo sol durante o dia por trabalhar em local fechado e caminhar em local na sombra, além de deixar o trabalho já sem sol.

Esse conjunto de coisas acabou me fazendo esquecer do protetor solar.

Mas agora decide tomar vergonha.

Ao contrário dos outros itens para cuidados da pele que falei a pouco, que eu sai testando vários, no caso do protetor escolhi o alvo certo depois de muita pesquisa. No caso, o Bioré Perfect Milk azul.

O que dizer desse protetor senão que tudo o que dizem dele é verdade. Na aplicação, ele deixa meio esbranquiçado, mas some rapidamente.

Deixa um toque seco e aveludado na pele.

Junto com o hidratante da Clean&Clear ou o Effaclar MAT, ele segura muito bem a oleosidade da minha pele.

Gente do céu! Dura horrores! Não tenho idéia de quando comprei o meu, mas seguramente já tem uns 4 meses que uso.

O ruim é só a remoção. Confesso que não tenho usado nenhum óleo para remoção e não sei se os demaquilantes que usei e uso fazem esse serviço direitinho.

Costumo fazer uma limpeza de pele com azeite de oliva, que é óleo, e aparentemente parece remover este protetor solar, visto a cor dos discos de algodão. Como esfolio o rosto duas vezes por semana, também não me preocupo.

O dermoabrasão da Mary Kay remove sem problemas o Bioré.

Vou mantê-lo comigo.

Obs.: Inquieta que sou, peguei uma promo da black friday e comprei o Anthelios Airlicium toque seco 30 para testar. Quando o Bioré acabar vou testá-lo e posto aqui os resultados.

Cuidados com a pele do rosto 2!

Continuando do post anterior sobre os cuidados que tenho com a pele, vou finalizar aqui com o que testei e estou usando para hidratar e proteger minhas pele dos raios solares.


Hidratação

Para cuidar da hidratação do meu rosto, que é oleoso, obviamente foi atrás de produtos que fossem adequados para pele oleosa e não tivessem tantos químicos nocivos.

Daí usei o Normaderm Total Mat da Vichy, o gel creme hidratante oil free para pele oleosa (tarja vermelha) da Neutrogena, o hidratante facial anti-acne Clean&Clear e o Effaclar Mat da La Roche Posay.

Normaderm Total Mat da Vichy


Toque seco na aplicação, sendo que ele some logo da pele. Não segurou minha oleosidade tão bem. Aplicado as 6h da manhã, por volta de 10h já estava com o rosto brilhando. 

Como usei na mesma época que o gel da Vichy, pode ser que o desempenho do produto possa ter sido prejudicado pelo efeito rebote do gel, que aumento a produção de óleo na cara. O hidratante pode não ter dado conta. 

Supostamente tem efeito primer, mas não notei. 

Se você já usou o protetor solar Bioré, ele dá o mesmo toque aveludado na aplicação.

IngredientesAqua, Dimethicone, alcohol denatured, glycerin, propylene glycol, lauryl methacrylate/glycol dimethacrylate crosspolymer, perlite, nylon-66, PEG-12 dimethicone, dimethicone/vinyl dimethicone crosspolymer, salicylic acid, sodium polyacrylate, sodium hydroxide, phenoxyethanol, ammonium polyacryldimethyltauramide, caprylyl glycol, biosaccharide GUM-1, parfum.

Hidratante oil-free da Neutrogena



Única vantagem é que é baratinho (R$ 30 em Aracaju). Achei que esse hidratante de oil-free tem nada. Já na aplicação a pele do rosto fica meio pegajosa, quase sebosa, é quase como se não estivesse usando nada. Deixa um resíduo branco na pele logo de primeira. Eliminei ele da minha necessaire por ter parabenos.
Ingredientes: 
aqua, ethylhexyl methoxycinnamate,  aluminum starch octenylsuccinate, C12-15 alkyl
benzoate, PEG-8, PVP/eicosene copolymer, cetyl alcohol, titanium dioxide, alumina, simethicone, bis- ethylhexyloxyphenol methoxyphenyl triazine, tetrahydroxypropyl ethylenediamine, potassium cetyl phosphate, phenoxyethanol, methylparaben, acrylates/C1 0-30 alkyl acrylate crosspoymer, parfum, carbomer, propylparaben, DMDM hydantoin, disodium edta, panthenol, tocopheryl acetate. 

Hidratante facial anti-acne da Clean&Clear


Quase maravilhoso! Baratinho (RS 26 em Aracaju). Aplicação com toque seco. Some da pele assim que aplicado. Não é oleoso mesmo. Lista de ingredientes pra lá de ok.

Quando usava ele de dia, junto com meu protetor solar Bioré, ele segurava a oleosidade da minha pele por pelo menos 12h, já que aplicava 6h-6h30min da manhã e quando chegava em casa por volta das 18h, a pele tinha pouquíssimo brilho.

O quase é porque ele tem o mesmíssimo problema do gel deinscrustante da La Roche. Tem derivado do menthol (menthyl lactate) na composição!

Vá entender!

Acabei transferindo o uso dele pra noite porque se usar ele pela manhã, não consigo passar maquiagem por um tempinho por conta da ardência nos olhos e rosto. Não dá pra esperar 15-20 min para um produto passar efeito pra só depois fazer a maquiagem.

Em compensação, enquanto outros cosméticos jogam lá na fórmula "parfum", que pode ser qualquer coisa que dê cheiro, no caso desse hidratante, a composição do perfume é dada entre parenteses. Que eu me lembre, é o primeiro cosmético que faz isso.

Ponto para a Clean&Clear!

Ingredientes: aqua, propilene glycol, Cl2-15 alkyl benzoate, cetyl alcohol, stearyl alcohol, menthyl lactate, benzyl alcohol, propylene glycoI isostearate, stearic acid, phenoxyethanol, glyceryl stearate, salicybc acid, PEG-100 stearate, sodium hydroxide, dimethicone, sodium isostearoyl lactylate, acrylates Cl0-30 aIkyl acrylate crosspolymer, carbormer, disodium EDTA, parfum (alpha-isomethyl ionone, benzyl salicylate, hexyl cinnamal, hydroxyisohexyl 3-cyclohexene carboxaldehyde, d-limonene, linalool), CI 14700.

Effaclar Mat da La Roche Posay


Primeiro, que hidratante caro! Mais de 100 reais (paguei 70 numa promoção) por 60 g de um produto para pele oleosa que tem ácido salicílico lá no fim da fórmula? Comprei mais de curiosidade que qualquer outra coisa.

Tenho usado ele durante o dia e ele tem se comportado exatamente como o da Clean&Clear, sem a ardência toda do mentol. Não fosse o preço, esse seria meu hidratante de escolha para a pele do rosto.

Ingredientes: aqua/water, glycerin, dimethicone, isocetyl stearate, alcohol denat., silica, dimethicone/vinyl dimethicone crosspolymer, acrylamide/sodium acryloyldimethyltaurate copolymer
methyl methacrylate crosspolymer, butylene glycol, PEG-100 stearate, cocamide mea sarcosine, glyceryl stearate, triethanolamine, isohexadecane, perlite, capryloyl salicylic acid, tetrasodium EDTA, pentylene glycol, polysorbate 80 acrylates/C10-30 alkyl acrylate crosspolymer, salicylic acid
parfum/fragrance.

Bom, ainda tenho alguns hidratantes para pele oleosa para testar e vou postando à medida que for usando-os. Fica faltando só um post sobre a etapa de proteção solar dos meus cuidados com a pele.

Cuidados com a pele do rosto!

Fiz 40 anos e desde então tenho me preocupado em cuidar do rosto.

Nessa idade, já tinha lá minhas primeiras marquinhas de expressão, até porque sou daquele povo ultra sorridente. Sabe quando você sorri e aparece aquelas pequenas linhas na bochecha, como se a pele estivesse repuxando. Pois é.

Obviamente que segui o combo abaixo, obviamente considerando minha pele oleosa e a possibilidade efeito rebote:

1. Limpeza
2. Esfoliação
3. Hidratação
4. Proteção solar

Limpeza

Como sempre, tudo começou com pesquisa e depois o uso dos produtos (preços de Aracaju).

Nesse aspecto, usei os géis de limpeza Vichy Normaderm (60 g ~R$ 26, 200 mL ~R$59), La Roche Posay Effaclar Gel desinscrustante (60g ~R$ 34, 150g ~R$ 70) e Neutrogena Deep Clean gel de limpeza (R$ 35 por 200 mL). 

Vichy Normaderm gerl (ingredientes, Fonte Está resenha aqui. Passa lá!)


Aqua/water, sodium laureth sulfate, decyl glucoside, glycerin, sodium chloride, coco-betaine, salicylic acid, peg-150 pentaerythrityl, tetrasterate, peg-6 caprylic/capric glycerides, zinc gluconate, sodium hydroxide, capryloyl salicylic acid, tetrasodium EDTA, citric acid, menthol, polyquartenium-47, hexylene glycol

La Roche Posay Efflaclar gel desinscrustante (ingredientes)



Neutrogena (ingredientes)


Colocaria na ordem abaixo:

Neutrogena > Vichy > La Roche Posay.

O La Roche Posay e o Vichy tem sulfato, e logo como um dos primeiros componentes da fórmula, ou seja, removeu excessivamente a gordura natural do meu rosto e deu um belo efeito rebote. 

Considerei o da La Roche pior que o Vichy porque além do efeito rebote, ele tem mentol. Gente! Quem foi na La Roche que teve a INFELIZ idéia de colocar mentol em um sabonete para o rosto? Helllooooo!!!! Nossos olhos não agradecem! Esse negócio arde que é uma beleza. 

Em compensação, o da La Roche parece ter ácido salicílico em maior quantidade, bastando ver a posição dele na sua composição comparado com o produto da Vichy.

Acabei ficando com o Neutrogena porque não tem sulfato, tem ácido salicílico (apesar de eu não ter espinhas) e não tem mentol. O preço nem vou comentar né!


Esfoliação

Para esfoliar, não tem muito segredo. Uso o kit dermoabrasão da Mary Kay. 




Lembra que falei das linhas finas acima?

Pois é! Usar a etapa 1 desse kit 2 vezes por semana fez estas linhas simplesmente sumirem. Meu rosto era bem manchadinho por conta de hiperpigmentação. O uso da dermoabrasão serviu para:

1. Uniformizar a cor do meu rosto
2. Sumir com uma vermelhidão que eu tinha ao redor do nariz
3. Fechar os poros, que no meu caso são bem grandinhos
4. Clarear machas e pintas da hiperpigmentação.

Juro que fico pensando em usar esse kit nas minhas estrias. Eheheheheheehehehehe

É muuuuito efetivo esse kit!

Porque falo da etapa 1 só? Joguei a 2 no lixo.

O problema é que, como falei no post sobre os lápis de olho, os produtos da Mary Kay tem parabenos. No caso desse kit:

1. Parabenos.
2. Trietanolamina, um carbamato, que é um inseticida, que vai parar no meio ambiente
3. Dois liberadores de formol, diazolidinil ureia e DMDM hidantoína.

Talvez esses dois últimos sejam os responsáveis pelo efeito do kit, já que ficaríamos literalmente conservadas no formol. Ehehehehehehehehehe!

Como adotei a política de não usar ou pelo menos reduzir o uso de cosméticos com substâncias potencialmente cancerígenas (veja que não estou dizendo que elas causam câncer, até porque os estudos são inconclusivos, com uns dizendo que sim e outros dizendo que não), estou agora em busca de substitutos efetivos e por isso mantive só a etapa principal 1 e joguei a 2 no lixo.

Ingredientes:
passo 1: água, alumina, butileno glicol, ciclopentas-siloxano, poliisobuteno hidrogenado, glicerina, miristato de miristila, estearato de glicerila, ciclohexassiloxano, estearato de PEG-100, dimeticona, álcool cetearílico, álcool cetílico, propileno glicol, cafeína, álcool benzílico, estearet-20, estearato de sódio, estearato de potássio, trietanolamina, laurato de miristila, diazolidinil uréia, EDTA dissódico, polissorbato 60, carbômero, dióxido de titânio (CI77891), metilparabeno, ciclotetrassiloxano, propilparabeno.

passo 2: água, gliceret-26, isododecano, dimeticona, propileno glicol, glicerina, mica (CI77019), poliacrilamida, nitreto de boro, dióxido de titânio (CI77891), isoparafina c13-14, trietanolamina, pantenol, DMDM hidantoína, EDTA dissódico, laurato de PEG-4, alantoína, carbômero, lauret-7, extrato da folha de Camellia sinensis, poliacrilato de glicerila, fenoxietanol, acetato de tocoferila, butilcarbamato de iodopropinila, metilparabeno, ciclopentas-siloxano, ácido ascórbico, ciclohexas-siloxano, PEG-75, PEG-150, ext. violeta 2, PEG-8, cetil dimeticona, propilparabeno, CI17200.

Lápis de olho!

Depois de 2 posts pesados, um post sobre um assunto mais leve.

Pra variar, maquiagem... e minha busca infernal por um lápis de olho decente. Abaixo vou descrever os que já usei e porque não serviram, colocando também as listas de ingredientes.

Quando comecei a me interessar por maquiagem, depois de toda peripécia cabelística para finalmente conseguir ficar ruiva, a primeira coisa que fiz foi ir atrás de um bom lápis preto, que sempre usei intermitentemente porque sempre tinha alergia. Hoje já sei qual ingrediente me causa a dita cuja.

Aliás, não entendo muita blogueira famosa, que resenha produto e não coloca a lista de ingredientes. O mesmo posso dizer da maior parte das marcas de cosméticos no Brasil, independente de nacionais ou importadas. Elas não informam a composição de seus produtos. Só vi a Natura e a Euceryn fazerem isso. Deixo aqui minha crítica.

Detalhe: pele do rosto oleosa e alergia a parabenos, descoberta por acaso. Também usei todos na linha do cílios de baixo. Não usei como delineador e, portanto, não tenho a menor idéia de como eles se comportam nessa situação.

Já usei 8 lápis diferentes e continuo na busca. Por incrível que pareça, ainda não usei nenhum da Maybelline. Mary Kay tá fora da lista porque quase tudo deles tem parabeno na composição. Além disso, tem um 12HR da Sephora e ainda quero testar o lápis simples da MAC, que também não tem parabenos na fórumula

1. MAC: Lápis Eye Kohl ->Smolder



Lápis pretíssimo, não me deu alergia. Extremamente cremoso, não precisa dizer que não serviu na minha pele. Panda ao quadrado uns 30 minutos depois de usar. Como coço muito o olho já viu né!

Prova d'água passou longe! Ótimo para esfumar ou usar como base para sombra.

IngredientesHydrogenated coco-glycerides, triethylhexanoin, Ricinus communis seed oil, dipentaerythrityl hexahydroxystearate/hexastearate/hexarosinate, Copernicia cerifera wax, polymethyl methacrylate, ozokerite, tocopherol, ascorbyl palmitate, lecithin, citric acid, titanium dioxide, iron oxides (CI 77491, CI 77492, CI 77499), CI 77000, CI 42090, bismuth oxychloride, carmine, chromium hydroxide green, chromium oxide greens, ferric ferrocyanide, manganese violet, ultramarines, CI 19140.

2. Boticário: makeB retrátil preto prova d´água


Lápis não tão preto. Não me deu alergia, mas nessa época eu não sabia que tinha alergia a parabeno.

Ao contrário do Smolder, ele é duro. Duro que pode machucar logo de primeira, mas em contato com o calor da pele, ele amolece e dá pra passar. Eu usava um isqueiro para dar uma amolecida nele.

Não borrava durante o dia, mas ia sumindo. Nada que uma reaplicação não desse jeito. Também não acumulava no canto do olho e nem saia com qualquer coçadinha.

Os vestígios só saiam com demaquilante bifásico (usei o da Sephora e o da L'oreal).

Deixei de usar por causa dessa trabalheira toda, mas estou pensando em voltar para ele, pois não achei um único lápis sem problemas.

Ingredientes: vou ficar devendo porque ele acabou a um tempão e não tenho aqui. Vou procurar e depois posto.

3. Milani Liquid'Eye (ou Liquif'eye agora)



Este seria O LÁPIS. Pretão. Duração similar ao da boticário, que eu passava às 6h da manhã e só ia retocar na hora do almoço. Vai sumindo durante o dia, sem acumular nos cantos, daí é só retocar. Também não borrava e não saia com qualquer coçadinha.

Os vestígios só saiam com demaquilante bifásico (usei o da Sephora e o da L'oreal).

Perfeito?!

Só que não!

Tive uma alergia violenta a este lápis. Meu olho lacrimejava muito. Outra hora parecia que tinha areia no olho. Curiosamente, ele não tem parabenos, mas me deu alergia. Mica, que é conhecida como alergeno, não pode ser porque o lápis da Bourjois tem mica e não me dá alergia, apesar de que a gente não sabe a quantidade exata deste componente em cada lápis.

Ingredientes: Isododecane: cyclopentasiloxane, PEG/PPG-19/19 dimethicone, synthetic wax, hydrogenated polydicyclopentadiene, mica, nylon-12, C20-40 alcohols, perfluorononyl dimethicone, polyglyceryl-4 diisostearate/polyhydroxystearate/sebacate, polyethylene, pentaerythrityl tetra-di-t-butyl hydroxyhydrocinnamate, silica, tocopherol, algin. +/- Pode Conter: tin oxide, calcium aluminum borosilicate, calcium sodium borosilicate, titanium dioxide (CI 77891), blue (CI 42090), iron oxides (CI 77491, CI 77492, CI 77499), carmine (CI 75470), ultramarines (CI 77007), chromium oxide greens (CI 77288), ferric ferrocyanide CI 77510).

4. Avon Mega Impact



Só tenho uma coisa a dizer. É o Liquid'eye da Avon. Tem todas as vantagens e desvantagens do lápis da Milani, incluindo a alergia. É mais barato que o lápis da Milani, mas tem fórmula muito parecida, que vocês podem ver abaixo, tendo como diferença apenas o algin (que eu tenha percebido), além dos corantes de chromium e o CI77266.

Pior foi o prejuízo. Na empolgação, comprei 5 lápis desses: 3 pretos, 1 roxo metalizado e um 1 azul metalizado.

Ingredientes: Isodecane,cyclopentasiloxane, PEG/PPG-19/19 dimethicone, synthetic wax, hydrogenated poldicyclopentadiene, nylon-12, C20-40 alcohols, perfluoronynyl dimethicone, polyclyceryl-4 diisostearate/polyhydrixystearate/sebacate, polythylene, pentaerythrityl tetra-di-butyHydroxyhydrocinnamate, tocopherol. Pode conter: calcium sodium borosilicate, calcium aluminium borosilicate, silica, tin oxide, Cl77019 (mica), Cl77891, Cl77510, Cl77007, Cl77491, Cl77492, Cl77499, Cl75470, Cl77266, Cl77289.

5. Toque da Natureza



Obviamente que este lápis também estaria na minha lista, afinal, toda blogueira badalada já usou ou vai usar este lápis, que é o queridinho da blogosfera.

Vantagens e desvantagens semelhante ao da Milani e Avon. Não borra, não acumula nos cantos, não sai se a coçadinha for de leve e vai sumindo ao logo do dia, requerendo nova aplicação.

Infelizmente, me deu alergia, pois tem parabenos em sua composição.

Ingredientes: cyclopentasiloxane, trimethylsiloxysilicate, ceresin, hidrogenated microcristalline wax, Copernicia cerifera cera, polyethylene, cera alba, hidrogenated vegetable oil, C10-18 triglycerides, butylparaben, tocopheryl acetate. Pode conter: CI77499, 77266, 77510.

7. Bourjois Contour Clubbing Ultra black



Atualmente estou usando este lápis e o Quem Disse Berenice abaixo. Parece que não tem jeito, quando acho um lápis que parece perfeito, ele sempre tem algum problema.

É o caso desse lápis. Ultra pretão, mas é cremoso. Então borra, escorre para baixo do cílios e para os cantos dos olhos e sai com qualquer coçadinha. Apesar de se dizer à prova d'água, pelo menos na minha pele oleosa, não funciona. Não fixa, mesmo passando sombra ou pó translucido por cima, com ou sem primer por baixo.

Não me deu alergia.

IngredientesCyclopentasiloxane, C11-12 isoparaffin, paraffin, polybutene. Simmondsia chinensis (Jojoba) seed oil, hydrogenated cottonseed oil, ceresin, ozokerite, cera microcristallina (microcrystalline wax), phenoxyethanol, tocopherol, ascorbyl palmitate. Pode conter: CI 75470 (carmine), CI 77007 (ultramarines), CI 77163 (bismuth oxychloride), CI 77288 (chromium oxide greens), CI 77289 (chromium hydroxide green), CI 77491, CI 77492, CI 77499 (iron oxides), CI 77510 (ferric ferrocyanide), CI 77742 (manganese violet), CI 77891 (titanium dioxide), CI 77019 (mica).

8. Quem Disse Berenice: Lapiseira retrátil preta




Prova d'água, mas na minha pele tem escorrido tanto para baixo dos olhos quanto para os cantos. Assim como o lápis da Bourjois, ele não fixa, mesmo passando sombra ou pó translucido, com ou sem primer (nyx HD ou até o primer de boca nude também da Nyx) por baixo.

É menos duro que a lapiseira retrátil do Boticário, mas não é cremoso como o MAC Smolder. A maravilha é que não me deu alergia nenhuma. Passo ele e parece que estou usando nada. 

Assim como o lápis da Boticário, ele não faz parte dos pretos pretões não.

Ah! Se fixasse no meu olho!

IngredientesCyclopentasiloxane, CI77499, paraffin, diisostearyl, dimer dilinoleate, PEG-6 beeswax, hydrogenated castor oil, ceresin, tocopherol, mica, ascorbyl palmitate.