quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Falando em carro!!

Como eu disse, tive três carros nos últimos 5 anos. Um Ford KA manual (o da 2ª geração) e dois Kia Picantos automáticos.

No final de 2008, tinha me inscrito na autoescola e decidi comprar um carro já que estava prestes a tirar carteira. Optei pelo Ford Ka e na época era lançamento dessa 2ª geração. Fui super bem atendida na CSS da Ford em Aracaju, não tenho do que reclamar. Sai de lá com um Ford Ka vermelho.



Quer dizer... uma amiga saiu. Como não tinha CNH, ela levou meu carro para minha casa. Ehehehehe

Bom, eu tive uma paralisia facial no rosto que atrapalhou minha vida em tudo em 2009, mas principalmente nas aulas de trânsito na auto-escola. No meio tempo, acabei tomando ojeriza da maldita embreagem.

Resumindo: carro praticamente parado na garagem por 1 ano (600 km rodados por amigos) até que eu tirasse a carteira em julho de 2010.

Rodei uns 4 meses com ele, mas não me adaptei à direção manual. Tomei ódio "Mortal Kombat" de embreagem porque tive que fazer o teste do Detran 4 vezes por conta dessa maldita.

Em outubro de 2010 comecei a procurar opções com câmbio automático.


  • A Ford só tinha o Focus: muito além do meu teto, que era 50 mil.
  • A Citroen tinha o C3: na época tinha a caixa automática muito mal falada, que vivia dando defeito
  • A Peugeout tinha o 207 (ou 206,5): tinha me decidido por ele, mas desisti depois de ver o crash test no Latin NCAP. Não ia gastar 50 mil em papel alumínio
Só me restou a Kia e o Picanto, que não tinha cogitado por ser importado. Tem todo aquele estigma (peça, mão de obra, revenda, blá blá blá), mas decidi encarar pelo menos um test drive.


Foi amor a primeira pisada! Em dezembro de 2010 sai da CSS com um Picanto vermelho, ainda o modelo antigo só a gaoslina. Nessa época, o Picanto já tinha sido reestilizado para o modelo atual, só que não tava chegando ainda no BR, e eu não queria esse modelo atual porque ele é flex.

Detalhe aqui é que vendi meu antigo Ka num verdadeiro "se vira nos 30". Dei carona para a filha de uma colega que elogiou meu carro (limpo, bem arrumado, sem arranhões, estado de novo, blá blá blá) e eu disse que estava vendendo porque tava trocando por ele. 

Na hora, ela disse que ficava com o carro. No outro dia, fechamos negócio. kkkkkkkkkkkkkkk

Fiquei 4 anos com esse Picanto (dez de 2010 a dez de 2014). Nunca me deu problema. Ninguém nem acreditava que o pequeno tinha só 64 cv e esse "poder" todo tava acoplado com um câmbio automática, que aliás era super esperto.

Só as revisões normais. Aliás, os preços das revisões não foram lá tão diferentes das revisões de modelos nacionais na mesma faixa de preço. Quando cheguei nos 10 mil km paguei R$278 pela revisão (20 mil km R$ 256 e 30 mil km R$ 576).  

Parece muito? Só que se eu ainda tivesse o KA e as revisões obrigatórias de 6 em 6 meses (as duas primeiras na CSS por conta da garantia), em 1 e 4 meses eu teria pago duas revisões do KA (10 mil R$ 148 + 20 mil R$ 258) e estaria a caminho da terceira (na época 650 reais). Ah ha ha!

Ou seja, Picanto: R$ 1346 em 48 meses, incluindo duas trocas de óleo extras a 118 reais cada uma na própria CSS (vendi com 32 km rodados). Ka R$ 1054 em 21 meses, só lembrando que eu teria 8 revisões feitas no Ka nos mesmos 48 meses (claro que não necessariamente na CSS)

Não estou fazendo propaganda, até porque agora tá bem mais caro em função da bagunça na economia, aumento do dólar, redução das vendas (e aí a CSS marreta na revisão). Estou sendo canguinha mesmo!

Tem que lembrar que as revisões na Kia dependem só da kilometragem. Rodei 1 ano e 4 meses para chegar nos primeiros 10 mil km (só fiz 1 troca de óleo nesse intervalo).

Porque mudei para o modelo atual então?

Não preso belezura, não preso estética, não preso preço de revenda, não preso depreciação, detesto a política de opcionais para tudo implantada na nossa indústria, MAS PRESO SEGURANÇA. 

Meu modelo antigo tinha e tem um belo conjunto de freios, mas eu queria um modelo com o ABS porque pego estrada para o interior de Sergipe de vez em quando. 

Dai optei por trocar pelo modelo mais novo aí em cima por ele ter ABS e 4 estrelas no Euro NCAP (só não foi 5 pela falta do isofix). Mais uma vez dei sorte porque não peguei o modelo com o facelift mais atual (foram 3), que é horroroso com um bocão enorme. 



O meu é esse aí de cima de cima com essa grade bem mais esportiva e integrada com os faróis de neblina. 

D-e-t-e-s-t-o aquele bocão preto na grade frontal de carros que a Ford inaugurou lá atrás com o Fiesta Rocam e que outros fabricantes incorporaram. Já viram a frente do novo HB20? Uma grade cromada naquele troço por favor!

Esse bocão me lembra cortejo fúnebre.

Tem 82cv e depois de 7 mil km rodados ainda não me adaptei com o conjunto câmbio-motor desse modelo. Tenho o pé pesado e já tava treinadinha com o modelo anterior. Pra ter a mesma reação super rápida que tinha no antigo, tem que pisar de leve. Eheheheheeh... mas eu chego lá.

Outra coisa que foi ruim logo no início foi o consumo. Nos primeiros mil km fiz 6-6.5 km/L. Agora, já depois da primeira troca de óleo, tá fazendo entre 8.5-9. Ainda não fiz a primeira revisão porque quase 1 ano depois de comprado (jan de 2015) ainda não cheguei nos 10 mil km.

Falam muito da revenda de carros importados. Vendi o meu dessa vez na própria CSS exatamente pelo preço que eu tinha ofertado a terceiros. Acho que um mês depois vi ele rodando igual novo (quando vendi tinha alguns arranhões na parte frontal) de nova dona, que mora aqui perto de casa. Outro dia, fui ao médico e quando estava saindo do local que estacionei, a nova dona chegou com meu ex-carro e usou a mesma vaga. Eheheeheheheheh

Agora pretendo ficar com esse modelo por um bom tempão, porque não vejo necessidade de trocar de carro igual troco de caneta para corrigir prova. Tipo 5 ou 6 anos, ou pelo menos até o ESP virar obrigatório. Ehehehehehehe

Perceberam que gosto de carro né!

Nenhum comentário:

Postar um comentário