quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Star Wars - O Despertar da Força

Tenho quarentinha né!

Isso dito! É claro que fui assistir o novo Star Wars!

Só tem uma palavra para falar do filme. Fantástico!

Óbvio que vou escrever sobre o filme. Já viu? Se não, melhor não passar da linha abaixo.

SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER
SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER
SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER
SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER

De resto, senta lá que lá vem conversa!

Sabe quando você fica anos sem ver um amigo e ai o reencontra e é como se nada tivesse mudado?
É essa a sensação ao assistir Star Wars - O Despertar da Força (ODF), pelo menos se você é fã de Star Wars.

Não que não haja problemas, mas é um reinício bastante sólido. Não acho que esse filme tenha tido a pretensão de ser algo novo porque o enredo contado (momento julgadora de escola de samba) mostra que o filme é só um espécie de conexão entre o Retorno de Jedi (ORJ) e o que virá mais a frente.

Só vou dizer aqui que a Vingança dos Sith ainda continua sendo meu filme favorito da franquia inteira.

Qual a história aqui? Após a queda do Império ao final de Retorno do Jedi, os do lado negro da força que sobraram se uniram e fundaram a tal da Primeira Ordem (qualquer lembrança de Ordem 66 também é você que está vendo). Há um Imperador Palpatine Líder Supremo chamado Parallax do filme Lanterna Verde Snooke que tem seu Darth Vader de estimação, no caso Kylo Ren.

O filme começa apresentando o que pode vir a ser o novo trio de amigos na nova trilogia e um novo robozinho.

Posso dizer que amei, amei, ameeeeeeeeeeei BB-8! Eu quero um BB-8 pra mim!

Só mesmo em Star Wars a gente tem robôs, que são robôs, e que conseguem expressar reações humanas tão bem que a gente na platéia consegue entender. As expressões humanas do BB-8 para desconfiança são muito engraçadas. Sinceramente, para mim foi a melhor parte do filme em termos de novidades.

Considerando as três caras novas, temos Rey, uma catadora de lixo que foi largada no planeta Jakku e qualquer semelhança com Tattooine é só você que tá vendo. Que nome sugestivo! Aliás, eles sempre acham um nome que em português é assim. Lembram do Conde Dooku?

O filme começa com ela dentro de destroços do que parece ser um Star Destroyer imperial. A partir daí somos apresentadas a várias referências ao antigo Império e aos filmes da primeira trilogia, principalmente os usados em ORJ. Mais uma coisa para estabelecer que ODF é um filme de transição.

A garota vive de catar lixo destes restos do Império para vender e conseguir seu sustento. Ao contrário de Anakin e Luke, que nos foram apresentados com família, ela tem ninguém no mundo, embora durante a visão, ela foi deixada em Jakku com alguém que a gente houve a voz, mas não vê.

Em dado momento, é oferecido a ela uma bela grana para vender BB-8, mas ela, que já tinha ouvido falar dos Jedi, Han Solo e cia, e sabia da missão de BB-8, acabou por se negar a vender o robozinho.

É uma apresentação de personagem interessante porque nos informa do compasso moral da personagem, nos mostrando que ela sabe o que é certo e errado e também serve para explicar como Rey sabe tanto de elétrica e eletrônica para consertar a Millenium Falcon e depois mexer na nova Estrela da Morte.

Sim! Depois de duas Estrelas da Morte imperiais destruídas pela Aliança Rebelde, a Primeira Ordem não aprendeu a lição e construiu outra estrela da morte. Dessa vez, eles transformaram um planeta numa estrela da morte, sendo que o canhão é movido a energia solar.

Sim! Star Wars também é sustentatibilidade!

O outro protagonista é Poe, melhor piloto da Resistência e encarregando de levar pra eles as cópias de um mapa que indicaria para onde fugiu Luke. Sim, gente! Luke fugiu!

Sendo curta e grossa, Kylo Ren, filho de Lea e Han Solo, era estudante do Luke, se converteu ao lado negro da força e destruiu os Jedi de novo. A dose mais alta de fluoxetina não foi suficiente para Luke lidar com a depressão e ele deu uma de Yoda/Ben Kenobi e foi se exilar nos confins do Judas.

Os homens dessa família Skywalker! Se fosse mulher de um Skywalker, ficaria preocupada em parir garotos nessa família! kkkkkkkkk

Poe é capturado no planeta Jakku por Kylo Ren, mas antes consegue entregar os mapas que ele recebeu de Lor San Tekka (Max von Sydow em um raro papel de gente do bem, adoro!) ao BB-8, que acaba encontrando Rey no deserto. Qualquer semelhança com o plot que nos apresentou R2-D2 lá em Uma Nova Esperança (UNE)... é só você que está vendo.

Durante a captura de Poe, os moradores da vila são mortos a queima roupa sob ordens de Kylo Ren. Um stormtrooper em especial não consegue cumprir estas ordens.

Poe é levado a um destroyer imperial onde é interrogado por Kylo Ren usando a Força e acaba entregando que o mapa está com BB-8. Cabe aqui dizer que o mapa está incompleto, a parte restante está de posse de R2-D2, que se recusa a funcionar desde que Luke fugiu (ou entrou em modo de baixa energia como eles dizem no filme).

Poe é salvo pelo stormtrooper defeituoso, que é negro, não tem nome e Poe o apelida de Finn. Uma jogada de mestre aqui! É uma bela representação das nossas questões sociais, onde negros acabam compactuando com a opressão de outras minorias. Nesse caso, o negro se sentiu incomodando com a morte da minoria indefesa de pessoas naquele vila e não quis compactuar com isso.

No fim das contas, Finn captura Poe para que ele o ajude a cair fora da Primeira Ordem. Eles fogem num caça TIE, mas acabam sendo abatidos e caindo de volta em Jakku. Finn vai parar na mesma vila que Rey está com BB-8 e eles acabam sendo atacados por caças da Primeira Ordem em busca do robozinho. Poe acaba encontrando seu caminho de volta para a Resistência e só é visto novamente no fim do filme na hora da batalha.

Aliás, quando Poe e Fin se reencontram, trocam um abraço bem remanescente do que Han e Luke trocaram quando eles chegam no hangar da Aliança Rebelde no fim de UNE. Eu achei forçado já que eles ficaram juntos por apenas alguns minutos, mas tudo bem.

Ah ha ha! Melhor parte! Para a dupla Rey e Finn fujir do ataque em Jakku, adivinha o que eles usam? Ah ha ha! A Millenium Falcon! Sabe aquela sensação de "é bom estar de volta"? Exatamente isso!

Mais na frente, é dada uma explicação meia-boca sobre o porque a MF estar em Jakku sendo tratada como ferro velho. Um assaltante roubou a MF de um assaltante que roubou a MF de Han Solo. É? Explica aí como Han Solo conseguiu se deixar ser roubado?

Ah! Ele diz a famosa frase "I have a bad feeling about this"! Vai lá no Google traduzir não lembro mais qual a tradução para isso usada nos filmes dublados!

De todo jeito, a MF é capturada por um cargueiro que é de... de... de... Han Solo e Chewbacca os próprios!

Parece que depois da traição de Ben Skylwaker, AKA Kylo Ren, não foi só Luke que fugiu, mas o casamento de Lea e Han Solo parece ter implodido.

Sendo concisa, depois de uma invasão do cargueiro (numa sequência totalmente dispensável), Han, Chewie, Rey, Finn e BB-8 fogem e vão parar num bar (fiquei esperando ver Greedo a qualquer momento) cuja dona está de possessão do sabre de luz que foi de Anakin e Luke.

Um negócio legal aqui é que via Maz kanata (a dona do bar), foi meio que reestabelecido que a força é esse poder que liga todas as coisas. Nem uma menção de midclorians! Graças aos céus!

O sabre 'chama' por Rey que o encontra e ao tocar nele tem um visão assustadora do futuro, incluindo de quando foi deixada em Jakku. Ela foge assustada. A dona do bar mostra o sabre para Han e Finn e manda que eles entreguem o sabre para ela.

Ainda durante essa parte do bar, a Primeira Ordem decide exibir sua arma letal, capaz de destruir vários planetas inteiros a longa distância e de uma vez só. Eles usam a arma e destroem Coruscant, a capital da República, além de outros planetas, que eles sabem estar ajudando a Resistência.

Han Solo oferece um emprego a Rey como nova integrante da equipe da MF. É tão engraçado o jeito que os dois completam a frase um do outro ao consertar a MF. Os dois atores tiveram uma excelente química aqui.

Também fica muito óbvio, se não tinha ficado óbvio com a Rey pilotando a MF, que Han Solo não vai passar de ODF no universo SW.

No ínterim, o bar é destruído por Kylo Ren e stormtroopers que chegam perseguindo BB-8. Kylo Ren vai atrás da garota que ele tanto ouviu falar, eles lutam na floresta e ele usa a força para derrotá-la e levá-la para um destroyer para interrogação, já que ele viu que o BB-8 tinha mostrado a ela (Han e Finn também) o mapa para Luke Skywalker.

Agora, as coisas ficam interessantes para nossos novatos. Durante o interrogatório, Kylo Ren descobre que a garota que ele perseguiu também tem a força. Lá pelas tantas, Kylo Ren tira a máscara e... ô decepção!

Sinceramente, enquanto vilão Kylo Ren é uma mistura do Anakin (ele tem umas crises de raiva muito engraçadas), Darth Vader (uso da força) e Darth Maul (a roupa e a vibe dele lembram muito o Sith), o ator escolhido para o papel por favor!

Os atores que fazem Rey, Poe e Finn tem atuações muito boas. A atriz de Rey claramente mostra semelhanças com as outras mulheres Skywalker, tanto Padmé quanto Lea, incluindo com uma pistola na mão.

Já o ator de Kylo Ren, enquanto Kylo Ren é ótimo, mas sem a máscara... parece mais um adolescente de 15 anos. Mais emo impossível!

Além disso, detestei que ele tirou a máscara nesse momento. A mágica do Vader era justamente o fato de que nós não tínhamos idéia do rosto dele. Ah! Mais você não viu a lista de atores no IMDB? Não! Gente! Tudo o que eu sabia de SW-ODF foi quando estrearia. Hoje procuro me manter longe de spoilers de filmes que me interessam.

Han e cia acabam indo pro planeta onde a Resistência reside. Daqui pra frente é UNE tudo de novo. A Primeira Ordem descobre o planeta, prepara a estrela da morte para destruí-los, a resistência manda um grupo de caças e a MF para destruir a estrela da morte, atirando em sua principal fraqueza.

Ao longo do filme, é mostrado que Kylo Ren quer completar o legado de Vader (o mesmo que Vader rejeitou no fim das contas). Ele vive sentindo o lado branco (se tem o lado negro...) da força o chamando e é convencido pelo Snooke que ele precisa eliminar toda forma de sentimento.

O idiota traduz isso como matar o próprio pai. Han Solo e Kylo Ren se encontram numa benedita plataforma (pessoas, ficam longe de Skywalkers em plataformas!) e tem uma conversa em que Han tenta convencer o filho de que ele ainda pode se regenerar.

Kylo diz a ele que vive em dor e que só há uma solução para o problema. E aí impala o Han com seu sabre, enquanto Chewie, Finn e Rey assistem sem quase nada poder fazer.

Chewie ainda atira em Kylo, o que o incapacita e é essencial para a luta que ele terá com Rey. Mesmo sem treinamento, ela consegue usar a força e derrotar Kylo Ren. Eu acredito que ela só não matou o sujeito porque uma fissura se abriu entre eles dois, os separando.

Óbvio que a cena tá mais pra Luke x Vader em ORJ, em termos de coreografia, do que para a melhor luta de sabre ever no universo SW, que foi a luta do Anakin com Ben Kenobi em Mustafar.

Não precisa dizer que a estrela da morte é destruída no final né?

Daí, todos se reúnem na base da Resistência. Curiosamente, Lea e a resistência insistem tanto em achar o fujão Skywalker e no fim das contas é Rey e Chewie que vão em busca do Jedi desaparecido. O filme termina com ela oferecendo o sabre de luz a Luke Skywalker.


Minhas  considerações sobre os novos Skywalkers


Rey: fica claro que ela é muuuuuito poderosa, mais poderosa que Anakin até. Ela tem visões tal e qual Anakin tinha. Se sem treinamento, ela já fez o estrago que fez, imagine ao ser treinada. Snooke deve fazer igual a Palpatine e tentar convertê-la também ao lado negro da força. Não sei se nessa nova ordem, o aprendiz mata o aprendiz para se tornar o preferido (tipo Anakin fez com Dooku), mas há o potencial para termos outra luta similar a Vader e Luke no fim de RJ,

Também ficou claro que ela é uma Skywalker, resta saber filha de quem. Eu gostaria que ela também fosse filha de Lea. Já pensou o embate entre irmãos?

Mas ao mesmo tempo não vejo Lea abandonando um filho. Ela deve ser filha de Luke e a mãe largou lá em Jakku (tem que lembrar que no universo expandido, Luke se envolve com Mara Jade e tem filhos).

Kylo Ren: tem potencial para ser um grande vilão na nova trilogia, desde que eu não veja a cara emo dele. Gosto do fato de que ele tem ataques de raiva ao contrário do controlado Vader, mas aí a gente não sabe se Vader não os tinha quando recém mutado no pretão básico.

O fato de que ele matou o próprio pai, coisa que nem Luke nem Vader fizeram (matar um familiar), diz o qual distante de ser uma pessoa Ben está. Essa cena me causou a mesma revulsão que senti quando assisti o tal do Homem de Ferro deixar o próprio pai morrer na porcaria de filme do mesmo nome.

Eu fiquei curiosa sobre as razões que levaram o filho de nada mais nada menos que Lea e Han Solo, sobrinho de Luke, se converter ao lado negro da força, mas nada vai apagar a cena na plataforma e regenerar o sujeito aos meus olhos.

Eu já odeio o personagem. Então, nesse aspecto, missão cumprida. Sinceramente, espero que ele seja vilão até o final. Espero que JJ Abrams não me venha com uma Carminha para Kylo Ren.


Minhas broncas com o filme



Luke fugiu

Tomei bronca disso! Não consigo ver Luke Skywalker fugindo de nada! Muito menos deixando a irmã e o cunhado-amigo para lutar sozinha(o) contra uma nova ordem. Quero uma explicação já!

Primeira Ordem

Alguém precisa explicar pra mim como a PO conseguiu se fortalecer. Hora, ao fim de ORJ, o Império tinha caído. Lembro que durante a conversa com Luke, Palpatine disse que toda a sua força estava na emboscada contra as forças rebeldes.

Sobraram, claro, facções ativas, com armamento e tudo mais, mas como a nova República permitiu que eles se tornassem tão fortes?

Levou 3 filmes, na segunda trilogia, para a gente ver o exército e armas da então República, que viria depois a ser Império de Palpatine, e em apenas um filme a gente já vê uma PO toda trabalhada na artilharia?

Como a República permitiu que crianças fossem sequestradas para serem transformadas em membros do exército da PO?

Esse espaço de 20-30 anos entre ORJ e ODF tem que ser bem explicadinhos ao longo dos próximos filmes de SW.





Nenhum comentário:

Postar um comentário